ProUni abre inscrições para vagas remanescentes

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira, 24, que estão abertas as inscrições para bolsas remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2015.  O prazo para matrícula dos estudantes que ainda não estejam matriculados em instituições de ensino superior vai até 31 de março, e pode ser feito no endereço eletrônico prouniremanescentes.mec.gov.br.

Já para os estudantes regularmente matriculados, mas sem bolsa de estudo, o prazo para inscrição segue até 31 de maio. Aos candidatos que fazem qualquer curso de graduação, esta edição apresenta novas oportunidades. Se não houver bolsa disponível no curso em que está matriculado, o estudante tem a opção de solicitar o benefício em outros cursos de áreas afins.

Dessa forma, ele pode concorrer à bolsa e, posteriormente, fazer a transferência para o curso em que se encontra matriculado. Em seguida, é atribuição da própria instituição proceder com a transferência da bolsa entre os cursos.

Quem pode se inscrever?

Nesta fase de inscrições, podem concorrer os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenham obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Podem, ainda, os professores em efetivo exercício da educação básica na rede pública, desde que se inscrevam em cursos de licenciatura. Docentes estão dispensados da exigência de participação no Enem.