Projeto Som da Liberdade vai contemplar jovens de Rio Branco

Jovens do conjunto Esperança serão os primeiros contemplados (Foto: Cedida)
Jovens do conjunto Esperança serão os primeiros contemplados (Foto: Cedida)

O governo do Estado tem desenvolvido projetos com foco no processo socioeducativo dos jovens. O Som da Liberdade será mais um deles, idealizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas, com o apoio do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv) e de outras instituições. A primeira turma vai contemplar jovens em conflito com a lei, com atividades culturais e iniciação musical.

Cerca de 20 socioeducandos em regime de semiliberdade do conjunto Esperança vão receber aulas de violão, que serão ministradas por um sargento da Polícia Militar. Segundo o titular da Assejuv, Weverton Matias, a escolha da Associação de Moradores do Esperança se deu pelo fato de que algumas ações já são realizadas com o envolvimento desses jovens, os quais demonstraram o interesse em aprender sobre a música.

O Som da Liberdade vem para fortalecer a associação, que já envolve a juventude com aulas de dança e de aeróbica, kung fu, capoeira e cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Participamos de todo o processo que concebeu o projeto, uma vez que essa é uma ação que tem como público-alvo os jovens. E a associação é um exemplo de protagonismo da comunidade e ação coletiva da sociedade. A proposta é que essa primeira turma nos sirva de experiência para que possamos expandir essa parceria e ampliar as atividades para outras comunidades”, observou Matias.