melhorias

Projeto Quebra de Castanha retorna à unidade penitenciária de Sena Madureira

A solenidade de reativação do projeto Quebra de Castanha, aconteceu nesta semana na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes (Upem) e contou com a presença de várias autoridades. O projeto teve seu início em 2015, através de uma parceria entre a Casa do Seringueiro e a Upem, com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

Projeto Quebra de Castanha volta ser praticado com alguns reeducandos da Unidade Penitenciária de Sena Madureira Foto: Iapen

O diretor da Upem, Denis Araújo, explica que o projeto ficou interrompido pelo período de dois anos, porém agora com o retorno, todos os envolvidos serão beneficiados. De acordo com Araújo, o critério para a escolha dos reeducandos para desenvolverem o trabalho foi o bom comportamento e, principalmente, os que decidiram se desligar das facções, adotando um novo estilo de vida.

“Com o retorno desse projeto os detentos evitam a ociosidade e além da remissão da pena, poderão ajudar a complementar a renda de suas famílias trabalhando”, frisou o diretor.

O Juiz Fábio Farias, falou da emoção em ver novamente o projeto em andamento, já o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, destacou a satisfação em fazer parte da iniciativa e da continuidade deste projeto.

A solenidade também contou com a presença do promotor de justiça Thalles Ferreira Costa, do defensor público Gerson Boaventura, do comandante do 6° BEPCIF Gustavo de Lima Marinho, do diretor do Instituto Socioeducativo Purus, Francisco Amorim, e com o apoio de todos os Policias Penais.