Projeto que amplia Zona Franca Verde no Acre é aprovado

(Foto: Cedida)
Projeto foi aprovado na Comissão da Amazônia nesta terça-feira (Foto: Cedida)

As três cidades acreanas beneficiadas pela Zona Franca Verde (ZFV) – Cruzeiro do Sul, Brasileia e Epitaciolândia – terão agora toda a área municipal contemplada. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 2, pelo deputado federal Leo de Brito, autor do projeto na Câmara dos Deputados, que esteve na Comissão da Amazônia juntamente com o deputado Alan Rick Miranda, relator da proposta.

Regulamentada em fevereiro deste ano pela então presidente Dilma Rousseff, a ZFV beneficia empresários na isenção de Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no uso da matéria-prima regional ou industrializada no estado. Antes, apenas 20 quilômetros das cidades eram assistidos.

De acordo com o deputado, a novidade trará diversos benefícios. “As isenções estimularão ainda mais a industrialização das regiões, reduzirão os preços de vendas e, principalmente, gerarão emprego e renda nos municípios contemplados”, destaca.

Além do Acre, outros três estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Rondônia e Roraima) e o Amapá são considerados áreas de livre comércio. Ainda neste ano, Brito promoveu audiência pública com o intuito de debater a importância da ampliação nos municípios acreanos.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, lembra que capacitações sobre o tema também foram promovidas para servidores do governo do Estado, além de empresários da área da indústria, comércio e serviço.

“Em parceria da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), realizamos o seminário voltado para os servidores das instituições, além de outro evento similar na Expoacre aberto ao público. Dessa forma, todos que trabalham de forma direta com a ZFV estão pautados para ampliar o projeto em nosso estado”, explica.