Planifica SUS

Projeto Planifica SUS é apresentado a gestores municipais da região do Baixo Acre

Dando continuidade à implantação da “Organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária a saúde – Planifica SUS”, o governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), apresentou o projeto para os secretários municipais de saúde da região do Baixo Acre nesta terça-feira, 25, no auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco.
Na oportunidade foi apresentado um diagnóstico de todo o estado para a escolha do Baixo Acre e a Rede Cegonha como projeto-piloto, tanto pelo impacto dos indicadores como pelos pontos de atenção disponíveis desta região.
“O Planifica SUS veio para somar e, no nosso caso em específico, a Rede Cegonha, uma área que tem muita demanda e é específica para grávidas e mulheres no puerpério. Ele vai nos orientar desde o primeiro atendimento que a grávida recebe. Acredito que será de grande sucesso pela excelência do projeto”, afirma a secretária de saúde de Acrelândia, Valéria Lima.
Secretária de Saúde, Mônica Feres, prestigiou a conversa Foto: Odair Leal/Sesacre
O médico Márcio Paresque, e Monique Padilha, coordenadores do projeto pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, conversaram com os apoiadores da atenção básica, além dos secretários de Saúde e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.
“O projeto é nacional e vem sendo implementando em 22 estados brasileiros, onde serão realizadas seis etapas de trabalho. Agora, no mês de julho, nós teremos um ciclo de workshops e oficinas tutoriais, que são intervenções in loco nos serviços. Nós fazemos as capacitações dos profissionais para melhorar o trabalho nas unidades”, explica Paresque.