Projeto federal seleciona peças artesanais para exposição na Copa do Mundo

As peças serão expostas nos espaços culturais das cidades que recebem a Copa do Mundo (Foto: Arquivo Secom)
Peças serão expostas nos espaços culturais das cidades que recebem a Copa do Mundo

Cerca de 60 mil peças artesanais serão expostas em espaços culturais das cidades que recebem a Copa do Mundo ou em lojas situadas nos espaços oficiais de exibição pública – as chamadas Fifa Fan Fest –, no período de 12 de junho a 13 de julho. Trata-se do projeto “Vitrines Culturais”, que é desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC) junto à Secretaria de Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas até o dia 6 de abril. Para participar, o candidato deve possuir registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que é coordenado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Até o momento, a venda já está garantida em Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

“A gente está em busca de peças que representem as várias regiões do país. Procuramos qualidade e diversidade, beleza, criatividade, o que tiver a expressão da nossa cultura. Os estrangeiros conhecem o Brasil de praia, carnaval, mulher bonita, de música boa, mas queremos mostrar que os nossos artesãos têm uma criatividade que não fica devendo a ninguém”, comenta Marta Suplicy, ministra da Cultura.

Ainda, segundo a titular da pasta, os escritórios regionais do MinC também auxiliarão os artesãos, por meio de cursos e oficinas de capacitação. As inscrições devem ser realizadas pelos Correios ou no endereço http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Os candidatos também poderão tirar dúvidas pelo e-mail vitrinesculturais2014@cultura.gov.br.

Para mais informações, ligue nos números (61) 2024-2987 ou (61) 2024-2773, no período de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter