Projeto de Lei do Autismo é apresentado na Aleac

(Foto: Cedida)
Caminhada foi organizada pela Associação Família Azul do Acre (Afac)(Foto: Cedida)

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para lembrar este dia, na manhã desta quarta-feira, 1, foi realizada uma caminhada que saiu da Praça da Revolução até a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), onde o deputado estadual Daniel Zen apresentou um projeto de lei para criar a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A caminhada foi organizada pela Associação Família Azul do Acre (Afac), uma entidade que se iniciou com um grupo de mães que se reunia para conversar e trocar apoio, e foi crescendo naturalmente. “Todos nós somos pais, familiares, amigos dos autistas, e estamos aqui unidos para buscar os direitos dos nossos filhos por meio das políticas públicas”, diz Ademilcia Grana, vice-presidente da Afac.

A pessoa com transtorno do espectro autista necessita constantemente de acompanhamento médico, de psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Porém, o estado ainda não possui profissionais especializados para trabalhar com essas pessoas.

A questão da educação também está sendo posta, para haver uma melhoria na rede estadual de educação. “É complicado saber lidar com o autista dentro de uma sala de aula. Existe boa vontade dos profissionais, mas falta o conhecimento de como lidar com o autista. Com essa lei, estamos solicitando que os profissionais da educação recebam capacitação”, afirma Ademilcia.

Daniel Zen ainda lembrou que esse projeto visa criar e instituir uma política estadual de proteção dos direitos da pessoa com autismo e estabelecer os princípios e as diretrizes do atendimento do serviço público de educação, de saúde e de assistência social.

“Pessoas com autismo geralmente apresentam alteração no comportamento, na interação social e na comunicação, mas são pessoas que têm um potencial gigantesco no desenvolvimento das suas habilidades, das suas competências, de inserção no mercado de trabalho”, diz Zen.