Inclusão social e empreendedorismo devem atender 100 mil pessoas

Governo pretende chegar a mais de 100 mil pessoas com o projeto de inclusão social e estimulo ao empreendedorismo (Foto: Angela Peres/Secom)
Governo pretende chegar a mais de 100 mil pessoas com o projeto de inclusão social e estímulo ao empreendedorismo (Foto: Angela Peres/Secom)

Com um novo contrato de crédito de R$ 500 milhões entre o governo do Estado e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Acre se prepara para investir no desenvolvimento do empreendedorismo em suas Zonas de Atendimento Prioritárias (ZAPs), por meio do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).

O Proser tem o objetivo de contribuir para os esforços do governo do Acre em promover a inclusão social e econômica de sua população mais carente das áreas rurais e urbanas, incluindo as que vivem em áreas isoladas.

Na área econômica, o objetivo é estimular as condições necessárias para a inclusão social e eco­nômica da população pobre localizada em ZAPs urbanas, composta principalmente por comunidades que habitam fundos de vales e as perife­rias dos principais centros urbanos do Acre. O total da população benefici­ária é de, aproximadamente, 103 mil pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social, em 11 comunidades de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Para alcançar esse objetivo e conseguir atender toda essa população, o governo pretende atuar por meio de múltiplas linhas de ação. Elas envolvem a implantação de programas de formação profissionalizante, principalmente para beneficiários do programa Bolsa Família, para viabilizar uma “estratégia de saída” dessas pessoas dos programas de assistência social, além de ampliar as oportunidades financeiras para as famílias por meio da concessão de microcrédito e capacitação para o empreendedorismo.

O secretário de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), Henry Nogueira, conta que esse trabalho será em conjunto com outras secretarias, como a de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

“A secretaria vai desenvolver trabalho de apoio aos pequenos produtores rurais, com entrega de equipamentos, treinamentos e subsídios técnicos da produção rural. E nossas ações estão sendo reestruturadas para o Proser junto à atuação das outras secretarias”, ressalta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter