Projeto de gestão de informação da OCA é reconhecido por Prêmio IEL

Com novo sistema, além de avaliar a satisfação do usuário, a OCA também fez economia de papel (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Aproximar o cidadão com o serviço público prestado é um dos objetivos da Organização em Centros de Atendimento (OCA) em Rio Branco. E como reconhecimento à eficácia do projeto de gerenciamento das informações prestadas pelos usuários a respeito dos atendimentos executado pela instituição, o Acre segue para a fase nacional do Prêmio de Estágio 2017, do Instituto Evaldo Lodi (IEL).

José Jardim é o responsável pela autoria do projeto, o iFale, que em um ano padronizou a coleta de dados em sistema eletrônico para a melhoria do atendimento. Estagiário há dois anos na OCA na área de sistemas para internet, o jovem conta que identificou a necessidade de encontrar uma alternativa que sofisticasse o gerenciamento.

Para Jardim, além de um sistema que gera relatórios de dados em tempo real, a economia de papel e a realocação de pessoal para funções específicas foram alguns efeitos positivos desde a implantação.

Ele garante que para manifestar-se por meio do iFale, o cidadão não leva mais que dois minutos, e o sistema o direciona para que nenhuma pergunta fique sem resposta.

“Antes o usuário pegava um papel para avaliar o atendimento e nem sempre a informação que ele dava nos permitia identificar o que era positivo ou negativo para darmos retorno, porque muitas vezes ele nem sequer respondia todo o questionário, e isso dificultava a tabulação dos dados. Com o relatório automático, a melhoria da gestão interna foi significativa para garantirmos mais qualidade ao cidadão”, frisou Jardim.

O projeto ainda é executado apenas nas praças rosa e vermelha e será estendido para toda a OCA, inclusive, para a unidade localizada em Xapuri.

Acre na etapa nacional da premiação

José Jardim vai concorrer na etapa final do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Acre, em parceria com o IEL Nacional, que visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio de forma a garantir a conexão entre o público acadêmico, estudantes de nível superior e do ensino profissionalizante e o mercado de trabalho a partir do cumprimento da Lei 11.788/2008, que dispõe sobre o estágio.

José Jardim foi o vencedor da etapa regional na categoria Estagiário Destaque. Além da certificação, ele receberá outras premiações e em breve participará da fase final.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter