planejamento

Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual em Saúde encerra primeira fase com entrega do Mapa Estratégico

Na continuidade das ações do projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual, uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que vem realizando oficinas com gestores da pasta para a elaboração e implementação do Plano Estadual de Saúde 2020/2023, nesta sexta-feira, 14, foi realizado um seminário como resultado da conclusão da primeira fase do projeto, que entrega o Mapa Estratégico da Sesacre.

Mapa Estratégico traz como referencial os valores, a visão e a missão da Secretaria de Saúde. Foto Odair Leal/Secom

 

A facilitadora Fabiana Peroni, consultora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica o objetivo do evento que reuniu técnicos e gestores da Sesacre. “É um projeto nacional, iniciamos em fevereiro de 2019 e estamos hoje encerrando a primeira fase que é a de entrega dos produtos. Trabalhamos na elaboração do Mapa Estratégico que é a missão, a visão e os valores da Sesacre e quais são as promessas, aquilo que a Secretaria vai estar envolvida para os próximos quatro, seis anos de gestão. Por isso falamos em planejamento estratégico, não é nada de curto prazo, mas sim de médio e longo prazo com as mudanças que a gente espera colocar e entregar, principalmente para a população acreana”, destaca.

Secretária-adjunta de Saúde, Paula Mariano, entrega aos profissionais da pasta, o Mapa Estratégico – uma ferramenta de trabalho para fortalecer as ações e serviços da saúde. Foto Odair Leal/Secom.

Durante o evento, a secretária-adjunta de Saúde, Paula Mariano, fez questão de entregar pessoalmente a todos os presentes o Mapa Estratégico, uma ferramenta de trabalho para fortalecer ações e serviços, contribuindo para qualidade de vida da população, segundo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário Alysson Bestene, que fez parte do início do projeto, quando fez adesão da Secretaria durante reunião do Conass em fevereiro do ano passado, falou da gratidão em estar participando agora da conclusão de uma das etapas que tem como produto o Mapa Estratégico da Sesacre.

“Agradecer a todos os envolvidos, que participaram das oficinas que foram muito produtivas, agradecer o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e Conass. Juntos, agora é a hora de por esse projeto em prática em cada setor para que a gente construa essa nova lógica de gestão, tendo certeza que quem ganha com isso não é só a Secretaria de Saúde, mas quem a gente trabalha, que são os usuários do SUS”, destaca o secretário.

O Mapa Estratégico traz como referencial os valores, a visão e a missão da Secretaria de Saúde, com resultados para a sociedade ao reduzir a mortalidade de causas evitáveis, materna e infantil; reduzir a mortalidade prematura por doenças crônicas; reduzir índices de gravidez na adolescência; além dos processos de apoio à planificação da Atenção Primária à Saúde, gestão e regionalização, como também a financeira em alocar recursos de acordo com a necessidade de Saúde.