Projeto da Polícia Militar de Sena Madureira atende 52 crianças carentes

Em Sena Madureira, um projeto desenvolvido pela a Polícia Militar promove a inclusão social de crianças e adolescentes carentes, com atividades esportivas e culturais. Tudo começou com a instalação da Base Comunitária Cabo Ivanilso, no bairro Pista, um dos mais violentos da cidade.

Após reforçar o policiamento ostensivo na região e baixar os índices de criminalidade, os policiais começaram a trabalhar o lado social, para evitar que crianças e adolescentes fossem atraídos para ações criminosas.

No início eram apenas 22 crianças carentes, moradores dos bairros Pista e Vitória, que semanalmente participavam das atividades. Hoje o projeto Escolinha de Futebol Transforma Sena atende 52 alunos, com idades entre 7 e 16 anos, de várias regiões da cidade.

“Um dos focos é prevenir a violência e a criminalidade por meio por meio da prática do esporte,” disse a Tenente Maria Ivanise Pontes, coordenadora do projeto.

Crianças participam de aula de natação Foto: Cedida/Polícia Militar

Além do futebol são desenvolvidas outras modalidades esportivas e culturais, como natação e capoeira. As aulas, ministradas por voluntários e por policiais militares de Sena Madureira, acontecem aos sábados em clubes da cidade.

Outra ação promovida pela a Polícia Militar é o Projeto Polícia e Cidadania realizado mensalmente em diferentes bairros do município. Durante o evento são feitos diversos atendimentos como testes rápidos de glicemia, hepatites, além de palestras educativas com temas sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e violência.

A aproximação entre polícia e comunidade tem refletido diretamente na redução da violência em Sena Madureira. “Hoje os moradores têm uma admiração e confiança maior no trabalho da Polícia Militar”, finalizou a oficial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter