incentivo ao agronegócio

Projeto Caravana da produção visita, ouve e propõe melhorias aos produtores rurais em todo o Acre

A Caravana da Produção é um projeto idealizado pelo governo do Acre, atendendo a uma determinação do governador Gladson Cameli, sob a supervisão do secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Nenê Junqueira. O projeto tem como propósito conhecer a realidade da cadeia produtiva no interior, fomentar ações que auxiliem o setor, além de ouvir os produtores da agricultura familiar e as autoridades municipais.

Até o momento, a caravana já atendeu os produtores rurais e profissionais do agronegócio dos municípios de Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Sena Madureira, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Caquetá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Santa Rosa do Purus. Na próxima semana, o projeto atenderá os produtores rurais do Alto Acre, nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Caravana já atendeu produtores rurais e profissionais do agronegócio de diversos municípios Foto: Eyner Júnior.

Até mesmo os municípios mais isolados são atendidos pelo projeto, como é o caso de Santa Rosa do Purus, em que só é possível chegar de avião ou barco, para ouvir a comunidade rural e levar políticas públicas que atendam e beneficiem os produtores da região. O projeto atenderá os 22 municípios do Acre, incluindo Porto Walter, Marechal Taumaturgo e Jordão.

Para o governador do Estado, Gladson Cameli, essa parceria do governo com os produtores é fundamental para o desenvolvimento do Acre. “Ninguém faz nada sozinho. Assim como o governo precisa de apoio para executar suas ações, os produtores rurais precisam de incentivo para que suas principais necessidades sejam atendidas e eles tenham êxito em sua produção”, destaca o governador.

Unidos pelo setor produtivo

Durante as caravanas são realizadas visitas às propriedades dos produtores rurais, às agroindústrias dos municípios, às prefeituras e câmaras, com o objetivo de aproximar cada vez mais o governo dos municípios, e juntos traçarem melhores estratégias em favor do setor produtivo local. Os prefeitos apoiam a iniciativa e acolhem a caravana com muita satisfação.

Durante as caravanas são realizadas visitas às propriedades dos produtores rurais, às agroindústrias dos municípios, às prefeituras e câmaras Foto: Eyner Júnior.

“A caravana chega em um bom momento, eu fico muito feliz com a visita do secretário. Na verdade, o Estado é um grande parceiro nosso, e o governador Gladson Cameli tem nos ajudado bastante nesse início de gestão. Eu acredito que com a caravana aqui, conhecendo de perto nossos indicadores e nossos problemas,  vamos fortalecer ainda mais essa parceria e quem ganha com isso é o produtor rural que será melhor assistido”, disse o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva.

“Com certeza essa é uma visita muito importante para nós, eu fiquei muito feliz de ver essa iniciativa que é de suma importância para o nosso município. A gente ver um secretário de estado sair do seu gabinete e vir num lugar tão distante como esse para trazer propostas e oferecer assistência ao produtor significa muito para nós”, relatou o prefeito de Capixaba, Manoel Maia, um dos municípios visitados pela caravana.

Em Mâncio Lima, o prefeito Isaac Lima disse que está satisfeito com a nova dinâmica da Sepa. “Quando solicitamos alguma coisa, prontamente somos atendidos pelo Estado. A Sepa nos ouve, nos responde, abriu-se uma oportunidade para o diálogo e para a boa relação com a agricultura familiar”, disse.

Plano de ação para atender comunidades

Durante as caravanas, a equipe da Sepa visita às associações e cooperativas nos municípios, e visa fortalecer essa união. Um exemplo, foi a visita à Associação Jóia Rara, localizada no ramal da Jarina, em Capixaba, e à Associação Bom Jesus, em Senador Guiomard. Na ocasião o presidente da cooperativa, Ediraldo de Freitas, falou sobre a expectativa que teve após da visita.

Equipe da Sepa também visita associações e cooperativas nos municípios para fortalecer união Foto: Eyner Júnior.

“Sempre queremos acreditar em dias melhores e acreditar que as pessoas que estão na frente da gestão pública vão fazer diferente, como o secretário Junqueira está buscando fazer. O que mais a gente anseia é pelo nosso ramal, que está uma calamidade. Acredito que se aqui tiver uma melhoria, teremos mais incentivo”, disse.

O secretário Junqueira explica a importância de conhecer os desafios que os produtores rurais enfrentam. “Esse nosso projeto é muito importante, a gente vai até os municípios com o intuito de primeiro ouvir os produtores, e depois, com base nas principais necessidades que a gente percebe, criamos um plano de ações para atender da melhor forma possível. Porque temos que conhecer quais as aptidões desses produtores, não adianta a gente chegar nas suas propriedades e querer que eles plantem algo que eles não querem, a gente precisa ouvir, esse diálogo é fundamental”, disse o titular da Sepa.

Nesta primeira etapa do projeto, a caravana da produção está conhecendo a realidade enfrentada nos municípios, e conforme as demandas observadas, estão sendo tomadas providências para melhorar a vida dos produtores, é o que explica o secretário Junqueira.

“Estamos indo ao  encontro dos produtores, ouvindo suas necessidades, conhecendo de perto seus desafios, tendo conhecimento do que eles precisam em relação à assistência técnica e a melhoramento de ramais. Já fizemos sessões de máquinas e caminhões para associações de vários produtores, mas o momento agora é de conhecer e ouvir. Depois que percorrermos o estado todo, vamos sentar e elaborar um projeto que venha a atender com assertividade às necessidades dos produtores”, disse.