Saindo da rotina

Projeto ArteCura encerra atividades na UPA da Sobral com muita música e alegria

Grupo do ArteCura atuou por 10 meses na UPA da Sobral (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A equipe de “médicos” especializados em besteirologia do projeto ArteCura encerrou na manhã desta segunda-feira, 16, as atividades na Unidade de Pronto Atendimento na Sobral, após 10 meses atuando junto aos pacientes, acompanhantes e equipes de enfermagem do local.

A iniciativa, desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Pessoas e Humanização, da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), levava música, contação de histórias, mágica e piadas três vezes por semana a todos que passavam pelo centro de saúde. A partir de novembro, o projeto será levado à UPA do Segundo Distrito.

Segundo uma das integrantes do ArteCura, Sandreia Souza – a doutora Dego Berego, especializada em malemolência, como é designada com muito bom humor pelo grupo –, com um sorriso, abraço e palavras bem ditas é possível melhorar o ambiente de trabalho.

“Percebemos muito a melhora na relação entre os servidores, eles ficam mais alegres e leves, e passam isso aos que vêm aqui. Fazer com que eles deem um atendimento de primeira, como todo mundo merece, é gratificante”, diz Sandreia.

Os pacientes também são agraciados pelas atividades. De acordo com Juliana Ribeiro, acadêmica de Enfermagem que atua como estagiária na UPA, o momento os distrai enquanto eles aguardam o atendimento ou tiram da rotina os que estão internados. “É muito bom, pois eles ficam com a autoestima elevada e até esquecem os problemas, o que os ajuda no processo de melhora”, afirma.