Projeto Ali entrega certificados de capacitação para seus agentes

Objetivo do projeto do Sebrae e Govenro do Estado é levar inovação tecnológica e de gestão para 400 empresas do Acre em 2 anos

agentes_locais_inovacoes_foto_angela_peres_05.jpg
agentes_locais_inovacoes_foto_angela_peres_06.jpg

Entrega dos certificados para os agentes locais de inovação marcou mais um passo do projeto (Foto: Angela Peres/Secom)

Existem cerca de 40 mil empresas no estado do Acre, segundo levantamento do Sebrae. E é com o objetivo de promover a inovação tecnológica e de gestão para parte delas, que surgiu o Projeto Ali, uma realização do Sebrae e Governo do Estado do Acre através da Fundação de Tecnologia do Acre, Funtac. Na manhã dessa terça-feira, 29, o projeto deu mais um passo importante, com a cerimônia de entrega dos certificados para seus agentes locais de inovação.

Segundo Samara Brandão, gestora do projeto, a ideia do Ali surgiu na Índia e o Sebrae adaptou a proposta para o Acre. "Queremos levar inovação para as micro e pequenas empresas. No Brasil, 98% das empresas são micro ou pequenas. Juntas, elas acumulam 60% dos empregados, mas correspondem a apenas 20% do PIB, e nós do Sebrae acreditamos que esse número pode melhorar ainda mais", conta Samara.

Ao todo, 15 pessoas foram capacitadas para atender a esse empresariado do estado. Após uma seletiva, os agentes realizaram um curso de capacitação de duração de cinco semanas, com carga horária de 190 horas. Num período de dois anos, os agentes devem realizar suporte em 400 empresas no estado para que o mercado se torne cada vez mais competitivo e o empresário acreano busque cada vez mais a inovação. "Durante todo o nosso curso fomos desafiados constantemente. Não houve zona de conforto", contou Clemilton da Cunha, mostrando a seriedade e o compromisso dos alunos com o projeto.

Orlando Sabino, Superintendente do Sebrae Acre, agradeceu a parceria com a Funtac, o apoio do Governo do estado do Acre e falou das dificuldades de ser empresário no Brasil e do papel do Sebrae em apoiar o micro e pequeno empresário. "Ser empresário nesse país é muito difícil. São 40 mil empresas formalizadas no Acre, que ainda tem atitudes informais e nosso objetivo é levar inovação tecnológica e de gestão para elas", comentou Sabino.

A representante da Funtac, Lucimar Ferreira, lembrou que o Projeto Ali é extremamente importante devido ao desenvolvimento que ele pode proporcionar ao mercado acreano e seus micro e pequenos empresários. "Nós da Funtac estamos abertos para qualquer pessoa que estiver interessada nos cursos de capacitação oferecidos pela Funtac", garantiu Lucimar.

agentes_locais_inovacoes_foto_angela_peres_03.jpg

Na solenidade, o Superintendente do Sebrae Acre, Orlando Sabino, agradeceu a parceria com a Funtac, o apoio do Governo do estado do Acre e falou das dificuldades de ser empresário no Brasil (Foto: Angela Peres/Secom)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter