Com lema "Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia!", evento culmina com Parada do Orgulho LGBT

dsc_0121.jpg

Lançamento da Semana da Diversidade foi realizado na Livraria Nobel. Evento acontecerá de 13 a 19 de setembro, em Rio Branco (Fotos: Val Fernandes/FEM)

De olho em quem irá compor os legislativos estadual e federal, a 6ª Semana da Diversidade do Acre, que acontece entre 13 e 19 de setembro, tem como lema este ano "Defenda a Cidadania, Vote contra a Homofobia", iniciativa da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT) para alertar sobre a importância de selecionar entre os candidatos aqueles que são comprometidos em promover o debate sobre os direitos das minorias tanto quanto apresentar projetos que garantam os direitos civis já constituídos.

Reproduzido pelo Acre, o tema se desdobra na Semana da Diversidade abordando questões como proteção contra a violência, mercado de trabalho, cidadania e saúde, e realiza oficinas temáticas dirigidas ao público LGBT. A banda Moinho encerra a Semana da Diversidade com show no estacionamento da Arena da Floresta após a Parada do Orgulho LGBT.

A diretora da Associação dos Homossexuais do Acre (AHAC), jornalista Rose Farias, reitera que a discussão sobre a escolha dos candidatos que devem receber a atenção nas eleições de outubro é oportuna e fundamental para fortalecer o movimento em torno da criação de políticas públicas e para o cumprimento dos direitos já adquiridos, mas não garantidos de fato. "Queremos alertar para a necessidade de se mapear e seguir os candidatos progressistas, que focam as minorias. Não só homossexuais, mas também negros, idosos, deficientes físicos. Homossexuais, por exemplo, têm 47 direitos dos quais não usufruem entre eles direitos previdenciários e até de atendimento à saúde", esclarece citando ainda a PL 122, que criminaliza a homofobia no Brasil e o projeto de lei 1.151/95 que tenta garantir a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo.

dsc_0131.jpg

Diretora da AHAC, Rose Farias, chama a atenção para identificar candidatos que tenham compromisso com os direitos das minorias (Foto: Val Fernandes/FEM)

A ABGLT construiu um formulário por meio do qual os candidatos podem assumir este compromisso. Para Moisés Alencastro, que participa do movimento, o Acre é um dos estados que tem avançado na luta pelos direitos da população LGBT com empenho do judiciário que garantiu por meio de sentenças favoráveis mudança nos direitos previdenciários de servidor público, reconhecimento de parceria civil, adoção de crianças. A Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT faz parte do calendário dos eventos turísticos do Acre. Desde a primeira edição, ao reunir grupo de aproximadamente 30 pessoas, aos dias de hoje quando 60 mil pessoas percorrem o trajeto que segue da Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco, ao estacionamento do estádio Arena da Floresta transcorreu um curto período de tempo. 

A Semana da Diversidade será aberta oficialmente em 13 de setembro às 9h30 no Theatro Hélio Melo com a apresentação da campanha Defenda a cidadania, vote contra a homofobia com participação especial de Fernanda Bevenuty da Associação dos Travestis da Paraíba, entrega do troféu Rogério Sábio da Paciência aos aliados da diversidade e abertura da exposição Arte contra a Aids assinada por Fayane Fernandes e Marcos Brozzo cujas obras utilizam preservativos da fábrica acreana Natex. A programação completa da 6ª Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT do Acre pode ser consultada no blog da organização do evento: http://ahaccentrolgbt.blogspot.com.