Programa #TamoJunto realiza formação de prevenção às drogas na capital

 

Formação na capital será realizada nos dias 17 e 18 deste mês (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Formação na capital será realizada nos dias 17 e 18 deste mês (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Com participação de professores, coordenadores pedagógicos e técnicos das unidades básicas de oito bairros da capital acreana, teve início nesta segunda-feira, 17, a formação de dois dias promovida pelas ações do programa #TamoJunto, que visa a prevenção ao uso de álcool e outras drogas entre adolescentes de 12 e 13 anos.

O #TamoJunto é um programa desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Este é o segundo ano em que as ações são realizadas no estado por meio da parceria entre as áreas da saúde e da educação, com formações e atividades desenvolvidas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

tamojunto3
Kariny: “Regras e respeito mútuo” (Foto: Astorige Carneiro)

Kariny Gonçalves, coordenadora estadual de Saúde Mental, explica que a experiência auxilia no fortalecimento das práticas pedagógicas positivas, exemplificando ao jovem estudante os perigos que o uso das drogas pode gerar. “Também se realiza o trabalho com os pais, estimulando a educação baseada em regras e respeito mútuo”, disse.

Para Jakilane Cunha, agente comunitária de saúde e participante da formação, o apoio entre os eixos da educação e da saúde é o que permite o sucesso do #TamoJunto. “Em casa, os pais podem aconselhar seus filhos. Na escola, quando há reforço desses conselhos positivos, o programa atinge seu objetivo e muitos problemas são evitados”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter