reconhecimento merecido

Programa Saúde Itinerante agora é política pública no Acre

Primeiro atendimento do Saúde Itinerante em 2017 foi em Mâncio Lima (Foto: Júnior Aguiar)

Reconhecido por levar atendimento de saúde, como consultas e exames, para a população que mora em locais de difícil acesso no Acre, o Saúde Itinerante ganha mais um reconhecimento. Na terça-feira da semana passada, 12, a Assembleia Legislativa aprovou e na segunda, dia 18, o governador Tião Viana sancionou projeto de lei que o torna uma política pública de Estado.

Com o apoio de uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, o programa, que já existe há mais de 17 anos, proporciona serviços como consultas com clínicos gerais e especialistas, ultrassonografia, eletrocardiograma, exames preventivos e laboratoriais e dispensação de medicamentos.

Iniciado oficialmente em 2000 por meio de uma iniciativa do então senador Tião Viana, estima-se que nessas quase três décadas o Saúde Itinerante já tenha realizado mais de 300 mil atendimentos em todos os municípios do Acre, destacando-se por chegar a áreas de difícil localização, onde muitas vezes o acesso é possível apenas pelos rios ou caminhando por vários quilômetros.

“O Saúde Itinerante começou a funcionar extraoficialmente em 1997, quando o governador Tião Viana, que atuava como médico, me chamou, juntamente com uma equipe de 20 outros médicos, para realizar uma ação voluntária de três dias em Xapuri. Foi a partir dessa ação que percebemos o quão importante era esse tipo de serviço”, explica Celene Maia, coordenadora do Saúde Itinerante.

Em 2017, o programa manteve o pique. Foram 20 viagens, com a realização de mais de 8,6 mil consultas e 1,2 mil exames, além de outros serviços como serviço social, terapia individual e em grupo, segmento de tratamentos e entrega de medicações, totalizando mais de 20 mil atendimentos.

Celene comemora o Saúde Itinerante ter se tornado uma política pública da saúde acreana. “Antes ele era apenas um programa que existia dentro da Secretaria de Saúde, agora ele adquire ainda mais identidade. Como política pública ele se torna mais eficiente, com leis que amparam e que dizem como ele irá funcionar”, ressalta.

Celene Maia, coordenadora do programa, celebra os bons números do Saúde Itinerante em 2017 (Foto: Júnior Aguiar)

O programa retoma suas atividades nos dias 12 e 13 de janeiro de 2018, iniciando o ano levando atendimento à população de Xapuri, por coincidência onde o programa começou de fora extraoficial 20 anos atrás.