Programa Saúde na Escola têm avanço nos atendimentos

Ações são realizadas numa parceria entre o governo do Estado e o governo federal

imagem_3_000s8d.jpg

No Acre, a Divisão de Saúde Bucal realiza palestras e entrega de kits, com escova e creme dental aos alunos de ensino básico (Foto: Assessoria Sesacre)

Uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o programa Saúde na Escola visa reforçar a saúde dos alunos da rede pública municipal e estadual. No Acre, a Divisão de Saúde Bucal realiza palestras e entrega de kits, com escova e creme dental aos alunos de ensino básico.

Todas as ações do programa são realizadas nos municípios cobertos pelas equipes do Saúde da Família. Segundo o coordenador do Programa, Rutênio Sá, as atividades desenvolvidas são para a melhoria da qualidade de vida e do ensino. "Podemos citar o Projeto Olhar Brasil, que oferece aos alunos consultas oftalmológicas e, se necessária, a entrega de óculos. A cada ano comemoramos o sucesso da ação, pois conseguimos atender um número expressivo de pessoas”, declarou.

De acordo com o odontólogo Alberto Ulisses Urquiza, responsável pela ação, além das escolas, no mês de março cerca de três mil servidoras públicas de Rio Branco foram contempladas com os kits de higiene bucal em virtude do Dia Internacional da Mulher.

Dados comparativos entre 2002 e 2010 mostram que, com o início do programa, foi possível aumentar o número de pessoas atendidas com ações de prevenção e orientação relacionadas à higiene e escovação oral. “Conseguimos aumentar o número de atendimentos aos pacientes, sendo que o maior índice atingido foi em 2009”, reforça Urquiza.