Programa Ruas do Povo retoma obras depois do inverno, informa Depasa

Ruas do Povo já atingiu 90% de execução nos municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Ruas do Povo já atingiu 90% de execução nos municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O novo diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães destacou, durante entrevista a um telejornal, na quinta-feira, 8, os desafios do programa Ruas do Povo para os próximos quatro anos.

Segundo Edvaldo Magalhães, o Ruas do Povo já atingiu 90% de execução nos municípios. Em Rio Branco apenas 43% das ruas cadastradas em 2011 foram construídas. “O programa vai continuar, mas somente depois do inverno, meados de abril. Por enquanto, faremos serviços paliativos em ruas de difícil acesso, que tem causado transtornos as comunidades”, explicou.

O diretor-presidente também esclareceu que intensificará a fiscalização nos trabalhos executados pelas empresas, já que existem ruas que assim que construídas apresentaram falhas.  “No contrato rege que a empresa executora é, por cinco anos, responsável pela obra feita. Então, estaremos fiscalizando e exigindo dessas companhias os reparos devidos”, disse.

Para Edvaldo Magalhães, neste momento, o mais importante é criar canais de conversação entre Depasa e a comunidade que é beneficiária direta do programa. Isso fará com que na execução das obras os moradores beneficiados sejam o fiscal dos serviços.

O abastecimento de água também foi destaque na entrevista. Magalhães esclareceu que a rede de distribuição de água mais que dobrou na capital desde 2008. “O governo fez um investimento muito grande nesta área. Hoje nós conseguimos comemorar porque o que nós captamos e tratamos nas Estações de Tratamento é mais que o suficiente para abastecer Rio Branco. Nossa dificuldade é fazer com que essa água tratada chegue até as residências com a potência e frequência devida. Esse será nosso grande desafio”, finalizou.