Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania é lançado no Acre

Lançamento é acompanhado por oficina de elaboração de projetos para seleção pública

caravana_da_cidadania_petrobras_foto_luciano_pontes_05.jpg

Gerente de Programas Sociais da Petrobras, Janice Dias, falou sobre a elaboração de projetos para o edital (Foto: Luciano Pontes/Secom)

caravana_da_cidadania_petrobras_foto_luciano_pontes_04.jpg

Produtores culturais e lideranças comunitárias participaram da oficina (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Em 2007, a Petrobras realizou a iniciativa de lançar o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania. Seu objetivo é contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades sociais nas comunidades mais excluídas do país. Assim, na manhã dessa sexta-feira, a Gerente de Programas Sociais da Petrobras, Janice Dias, lançou oficialmente o programa no Acre, no auditório do Pinheiro Palace Hotel, reunindo mais de 80 pessoas, representantes de entidades governamentais e não governamentais.

Esse ano, a Petrobras destinou R$ 110 milhões de reais para o programa, que conta com uma seleção pública que visa escolher os melhores projetos apresentados de forma democrática. Para isso, além do lançamento do programa, a Petrobras conta com a Caravana Social, uma oficina presencial que visa capacitar as organizações sociais em elaboração de projetos. A Caravana percorrerá todos os estados do Brasil, começando hoje, 31, simultaneamente no Acre e em São Paulo.

"A oficina é uma forma de estar próxima das instituições, ensinar a elaborar os projetos e tirar todas as dúvidas possíveis", explica Janice Dias. Além da oficina realizada pela Caravana, o site do programa também está disponível a todos os interessados para retirar dúvidas e prestar esclarecimentos de forma online e prática em http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/index.asp. As inscrições podem ser realizadas pela internet até o dia 21 de maio e pelo correio até o dia 24 de maio.

Abrangência nacional

No ano de lançamento do programa, foram enviados 7 mil projetos, sendo 4.200 contemplados. A Caravana Social, que está pela segunda vez no Acre, se torna fundamental para estimular as instituições do terceiro setor a participarem. Janice conta que "aqui não é o fim, é o início", fazendo da Caravana um pontapé inicial do processo de seleção pública. Gildson Goés, um dos representantes da sociedade civil no lançamento, fala que "essa é uma ótima oportunidade de começar o aprendizado no desenvolvimento de projetos, principalmente no âmbito social".

No Acre, dois projetos já foram aprovados na primeira seletiva do programa e estão em fase de execução. No município de Assis Brasil, o projeto Caminhos da Floresta está em etapa de seleção de pessoas para realização de seus trabalhos. Já o projeto Encalxados Vegetais da Amazônia, está presente em vários municípios do estado com a produção de biojóias.