Programa “La Hora del Flamenco” estreia hoje na Rádio Aldeia

A Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) estreia nesta quinta-feira, 9, o programa “La Hora del Flamenco”, na grade da programação da Rádio Aldeia FM 96,9. Os ouvintes poderão sintonizar na emissora às 21 horas. No domingo, 12, será reprisado às 23 horas.

A portuguesa Ana Carmo apresenta o “La Hora del Flamenco” desde 2013 (Foto: Cedida)
A portuguesa Ana Carmo apresenta o “La Hora del Flamenco” desde 2013 (Foto: Cedida)

O projeto, que faz parte da política da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), tem como ideia promover o fomento, a difusão e a integração das linguagens artístico-culturais.

O “La Hora del Flamenco” é produzido em Lisboa, Portugal, e apresentado pela portuguesa Ana Carmo e Oliveira, na Rádio Amália, desde 2013. O programa, que tem sua estreia no Brasil, é dedicado ao passado, presente e futuro do flamenco, arte reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Foi a partir de conversas sobre o conteúdo e a proposta do programa que a Secom e a produção do “La Hora del Flamenco afinaram a parceria para sua veiculação nas rádios.

“A estreia do programa no Brasil, pelo Acre, representa um marco para a difusão e integração das culturas, por meio da arte. Esse é um dos eixos que pretendemos promover como parte da política de comunicação. Os ouvintes poderão desfrutar a rica cultura do flamenco, que é patrimônio imaterial da humanidade, além da cultura espanhola, com suas linguagens artístico-culturais”, disse Andrea Zílio, secretária de Estado de Comunicação.

Para a apresentadora Ana Carmo, a ideia é levar o flamenco ao coração do povo brasileiro.

“Para nós, tem uma grande importância inter-relacionar as culturas entre os povos mais distantes, para conhecer aquelas diferenças e afinidades que a arte e a rádio sempre encontram e comprovam que as línguas não são uma fronteira”, disse.

Com uma hora de duração, o “La Hora del Flamenco” apresenta uma agenda de eventos culturais, principalmente relacionados ao flamenco, além de entrevistas com personalidades e artistas.

“O flamenco é considerado uma música livre e que se abre ao mundo em diversas linguagens musicais. Agora chega até nós para que os acreanos conheçam mais sobre essa arte e também sobre a diversidade cultural espanhola”, ressaltou Alexandre Nunes, diretor executivo de produção da Fundac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter