Programa Fale com o Governador destaca ações da Educação e do Turismo

Na manhã de segunda-feira, 9, o secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, e a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique participaram do programa ‘Fale com o Governador’, na Rádio Aldeia FM, no qual abordaram ações desenvolvidas pelo governo do Acre por meio das respectivas secretarias.

Mauro Sérgio Cruz destacou as ações previstas para a educação que inclui a construção de duas quadras poliesportivas cobertas em Rio Branco e Feijó até dezembro de 2019, a construção de quinze quadras de grama sintética em escolas da rede estadual, até dezembro de 2019 e construção de mais quinze quadras de grama sintética, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2020.

O secretário também citou durante o programa o pagamento de Prêmio de Valorização ao Desempenho Profissional (VDP) até 30 de setembro para os professores temporários que já tiveram seus processos aprovados,além da incorporação do VDP nos salários dos professores efetivos a partir de 2020, a posse dos 200 professores convocados no concurso efetivo no dia 25 de setembro, no auditório da SEE, convocação de mais 335 professores em dezembro de 2019 para iniciarem suas atividades no ano de 2020 e o acréscimo de mais uma refeição na merenda escolar a partir do ano letivo de 2020.

Secretário Mauro Sérgio Cruz destacou as ações previstas para a educação que inclui a construção de duas quadras poliesportivas cobertas em Rio Branco e Feijó Foto: Diego Gurgel

Também a partir de 2020, o Governo do Estado vai disponibilizar uniformes escolares a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Dentre outras ações anunciadas por ele estão a construção de dois novos colégios militares a partir de outubro de 2019, que serão administrados pelo Exército Brasileiro, nos municípios de Sena Madureira e Brasileia, e a comunidade de Senador Guiomard receberá mais uma Escola Militar, que será administrada pela Policia Militar.

Mauro Sérgio ressaltou que o governo do Estado vem priorizando a educação em todos os sentidos. “Temos uma equipe comprometida com um novo projeto de educação, fazendo um trabalho de assessoria para o processo pedagógico. Essas ações vêm para complementar o que os diretores nos solicitam, principalmente as escolas da capital e do interior que não têm quadras de esportes”, disse o secretário, acrescentando que o governador Gladson Cameli tem como prioridade combater a evasão escolar.

Participação especial dos secretários ocorreu na manhã desta segunda-feira, 9 Foto: Diego Gurgel

Na oportunidade, a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, deu destaque à recente realização da Expoacre, realizada em Rio Branco no período de 27 de julho a 4 de agosto, por meio do Governo do Estado do Acre em parceria com o Sebrae, alavancando com ênfase o agronegócio, repetindo o mesmo conceito e modelo na Expoacre Juruá.

Parte do material usado na Expoacre em Rio Branco foi destinada à Expoacre Juruá, sendo necessários seis caminhões para transportar até Cruzeiro do Sul madeira, material elétrico e hidráulico, como forma de economia.

A Expoacre Juruá também movimentou o turismo, além da economia. Segundo a secretária, os dados econômicos movimentados ainda não chegaram a ser oficialmente concluídos, mas a estimativa é de que tenha  movimentado mais de 5 milhões de reais durante as quatro noites.

Em virtude do sucesso das feiras, o governador Gladson Cameli quer que em 2020 a feira aconteça também em Tarauacá. A secretária da Seet fará uma visita técnica para analisar espaços e datas para oferecer à população do município e região um evento à altura, com comodidade e praticidade.

“A consolidação da feira se dá com o diálogo que o governador tem com as secretarias, para que todas funcionem interligadas, contribuindo para a realização das ações de forma positivas. Dessa maneira, todos fazem sua parte com responsabilidade e eficiência, agregando e construindo o sucesso dos eventos”, enfatizou Eliane.

Secretária de Empreendedorismo e Turismo falou sobre a importância das feiras de negócios no estado Foto: Diego Gurgel

As feiras continuam por todas as regiões do estado. No período de 12 a 15 de setembro acontecerá a ExpoAcrelândia e de 26 a 29 de setembro a ExpoSena. Estes eventos contam com o apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter