Programa de regularização fundiária avança com entrega de novos títulos

Entrega de títulos foi realizada na Filmoteca Acreana nesta terça-feira, 31 (Foto: Alexandre Noroha/Secom)

Com a meta de chegar até o fim de 2018 com 60 mil títulos entregues em todo o estado, o programa de regularização fundiária executado pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), deu mais um passo nesta terça-feira, 31, com a entrega de mais uma remessa de títulos definitivos.

Ao todo, 220 famílias foram contempladas com a entrega e agora podem almejar melhorias, como financiamentos e empréstimos para reformas e construções. Destas, 50 são moradoras do Residencial Açaí, no Bujari, e as demais são dos bairros João Paulo II, Pista, Bahia Nova, Bahia Velha, Aeroporto Velho e Boa União, em Rio Branco.

Antônio Barros mora há 43 anos com a família no bairro Bahia Velha e não escondeu a alegria de agora ter o título em mãos. “Eu já tinha tentado por conta própria, mas desisti quando soube quanto custava. Depois que o Iteracre foi lá no bairro tudo correu de forma mais simples e hoje posso dizer que sou dono de verdade da minha casa”, expressou.

“Hoje posso dizer que sou dono de verdade da minha casa”, comemora Antônio Barros (Foto: Alexandre Noroha/Secom)

Assim como Antônio, a moradora do bairro Bahia Nova Jecilda Vale também teve motivo para comemorar: “Agora posso bater no peito e dizer que tenho uma casa própria e estou muito feliz”.

Durante a solenidade, compareceram o diretor-presidente do Iteracre Nil Figueiredo, lideranças comunitárias e autoridades do Bujari. Na oportunidade, Nil reiterou o compromisso do governo em levar a política pública da regularização aos 22 municípios e comemorou a marca alcançada até o momento, de mais de 42 mil títulos já entregues.

“Um título custaria em torno de 8 a 10 mil reais para cada pessoa, e o governo do Estado ousou em realizar isso sem custo à população, garantindo a legalidade a quem merece, de fato, o que é seu por direito. E para nós, enquanto instituição que sabe o significado da regularização, é um motivo de satisfação muito grande viver momentos como esse de hoje mais uma vez”, enfatizou.

Para a execução do programa, o Iteracre conta com o apoio das prefeituras, cartórios e outras instituições. “Até o fim deste ano ainda, pretendemos entregar mais seis mil títulos”, finalizou Nil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter