Programa de prevenção #TamoJunto realiza mais um ciclo de capacitação

Cerca de 60 professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da saúde participaram da capacitação (Foto: Lane Valle)

Com participação de professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da saúde, termina nesta quinta-feira, 17, a formação de dois dias promovida pelas ações do programa #TamoJunto, que visa formar multiplicadores para atuar na prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas entre adolescentes. O encontro foi no auditório do Instituto Acreprevidência.

O #TamoJunto é desenvolvido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Este é o terceiro ano que as ações são realizadas no estado, por meio da parceria entre as áreas da saúde e da educação, com formações e atividades desenvolvidas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

“A capacitação tem objetivo de habilitar e trabalhar as técnicas de abordagem, treinando os profissionais que vão atuar diretamente dentro de sala de aula, além do trabalho que também é realizado com os pais desses adolescentes”, destaca Hélio Guedes, formador do #TamoJunto.

Atuando desde 2014 no Acre, único estado da Região Norte a implementar as ações do programa, estão envolvidos nas atividades 25 turmas, 25 professores e cerca de mil estudantes do 8º ano de Rio Branco. Em Cruzeiro do Sul, o #TamoJunto também é executado em sete escolas. O programa consiste em 12 aulas realizadas pelo professor da turma e três oficinas de pais e responsáveis realizadas pelos profissionais de saúde e educação.

“É um programa que trabalha não só a parte do conhecimento em relação às drogas, mas tem uma ênfase no pensamento crítico e habilidade de vida. Queremos que esse aluno desenvolva um senso crítico em relação às escolhas e consequências que ele vai enfrentar para a vida dele dependendo das escolhas que ele faz”, finaliza Guedes.

O programa faz parte das prioridades de políticas públicas do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo, sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar das secretarias estaduais de Saúde e de Educação, que ao longo do ano realizam vários encontros, abordando temas diferenciados e de interesse dos pais e dos alunos.

O #Tamojunto é um dos três programas de prevenção existentes no estado. Além dele, o Jogos Elos e o Famílias Fortes são desenvolvidos com o mesmo objetivo de prevenir o uso de drogas entre os estudantes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter