Abertura e piçarramento do ramal executado pelo governo do Estado vai beneficiar mais de 90 famílias
As 96 famílias de trabalhadores rurais que fazem parte do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Pirã de Rã, localizado no quilômetro seis da BR-317, em Senador Guiomard, ansiavam há pelo menos seis anos por obras que possibilitassem a abertura de ramais na região onde se localiza o assentamento do Incra para que pudessem assumir seus lotes.
Pois esse momento tão esperado chegou nesta terça-feira, 6, quando o governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram da solenidade que deu início ao Programa de Abertura de Ramais executado pelo Deracre.
O governador em exercício, César Messias, e o superintendente regional do Incra, João Thaumaturgo Neto, participaram da cerimônia de lançamento do programa e do início dos trabalhos de entrega do assentamento. A solenidade aconteceu no local onde serão construídas as casas dos assentados.
“Graças à iniciativa do governo do Estado, está sendo possível efetivar o assentamento das 96 famílias. Foi o governo do Acre que centrou os esforços para a abertura do ramal porque o Incra não dispunha dos recursos. Com a abertura do ramal, o Acre pode dar o passo para iniciar o assentamento”, relatou o superintendente Thaumaturgo Neto.
O governador em exercício, César Messias, destacou que a mudança no tratamento dos assentados aconteceu nos tempo do governo do ex-presidente Lula.
“O presidente Lula iniciou um novo momento para a reforma agrária, acabando com a ideia de que assentado era para ser jogado em áreas isoladas, longe de políticas públicas. O PDS Pirã de Rã é um exemplo desse novo momento do Brasil e do Acre. Esse é um assentamento às margens da BR-317 que recebeu água e luz elétrica, graças ao programa Luz para Todos”, frisou César Messias.
Além de luz elétrica e água para o PDS Pirã de Rã, o Incra dispõe de crédito no valor de R$ 1,8 milhão para a construção de moradias para as famílias da região.
Novo começo
O representante da Associação de Moradores do PSD Pirã de Rã, Robertinho da Graça, conta que há muito tempo a comunidade esperava pelas obras de abertura e piçarramento do ramal. “Graças a Deus agora vemos mais próxima a oportunidade de ter condições de trabalhar na nossa terra, porque esse ramal vai facilitar a chegada dos produtos aqui para que as casas sejam construídas”, destacou.
Jairo de Alencar, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ressalta que 96 famílias serão beneficiadas com as melhorias que estão sendo iniciadas nessa primeira etapa do Programa de Ramais do governo do Estado.
O acordo celebrado entre Incra e governo do Estado, por meio do Deracre (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), que possibilita o piçarramento de 20 quilômetros de ramal, deve ser concluído entre 20 e 30 dias.