Programa Cidade Sem Chamas é lançado no Acre

Órgãos ambientais, articulados pelo Corpo de Bombeiros, lançam plano de ação para diminuir queimadas

dsc_0059.jpg

Plano organiza ações de enfrentamento para período mais crítico de estiagem. Foto: Sérgio Vale/Secom

Foi lançada nesta quinta-feira, 28, a operação Cidade Sem Chamas, coordenada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), Pelotão Florestal, Polícia Militar, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco através da Funtac, Imac, das secretarias de Meio Ambiente estadual e municipal e Defesa Civil estadual e municipal. A fiscalização e o combate são os dois eixos estratégicos da ação.

A operação consiste num plano todas as ações de prevenção, fiscalização, conscientização e mobilização social para minimizar as queimadas urbanas e rurais, diminuindo a emissão de fumaça. O plano organiza ações para se antecipar ao período mais crítico das queimadas no Acre, que ocorre no início de setembro.

Segundo coronel Oliveira, da Defesa Civil e comandante interino do Corpo de Bombeiros, a corporação têm se esforçado para combater e prevenir as queimadas. “Estamos vencendo as limitações de efetivo da instituição através de parcerias com órgãos do Governo e prefeituras. Pedimos a todas as prefeituras que elaborassem planos de contingência para auxiliar o nosso trabalho”.

Uma das ações que demonstra essa preocupação do Corpo de Bombeiros com a prevenção é a formação das brigadas de combate aos incêndios nas comunidades rurais. Através de cursos e palestras o CBM forma turmas civis de combatentes ao fogo, que iiniciam prontamente a ação nos locais mais afastados.

A Operação Cidade Sem Chamas começa amanhã, 29, e se estende até o dia 28 de setembro. A presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Cleísa Cartaxo, ressaltou a importância de ações ambientais integradas para o fortalecimento do combate ao fogo e proteção ao meio ambiente. “Não podemos pensar em ações isoladas no meio ambiente, precisamos de ações articuladas  para alcançar resultados positivos”.

Uma grande ferramenta do planejamento das ações para combate e prevenção ao fogo no Acre, são os instrumentos de alta tecnologia utilizados. Há uma rede de parceiros, entre órgãos do executivo, Ufac, militares e Defesa Civil lançando mão de imagens de satélites e informações de geoprocessamento. De forma que as condições climáticas como ventos, umidade, temperatura, precipitações e pontos com alto risco de queimadas são identificados com larga margem de exatidão. Desta forma o planejamento é mais estratégico e as ações são cirúrgicas. Mais eficazes com menor dispêndio humano e de recursos. A sociedade pode ter acesso a essas informações acessando o Boletim de Focos de Calor e Clima que será publicado na Agência de Notícias do Acre diariamente.

Fiscalização acompanhada de multa

O secretário de Meio Ambiente do município, Artur Leite, alerta à população que as queimadas são punidas com multas que variam de R$ 120 a R$ 15 mil. “O proprietário do terreno em que a queima for realizada será punido independente de ser ou não o responsável pelo fogo. Fazemos em média 25 autuações por semana. A multa varia de acordo com o tamanho da área queimada ou do tipo de material queimado. Temos cinco equipes nas ruas além das motos de ronda e não damos conta de atender a todas as chamadas”, disse.

Qualquer queimada pode e deve ser denunciada através dos telefones (68) 3228 – 5765 ou 190.