Profissionais do Samu são capacitados sobre situações de urgência médica

O curso tem como programação aulas teóricas e práticas sobre assistência às diversas emergências (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
O curso tem como programação aulas teóricas e práticas sobre assistência às diversas emergências (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Teve início nesta quarta-feira, 27, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), em Rio Branco, a capacitação para 55 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e unidades hospitalares do Baixo e Alto Acre. Com duração de três dias, o curso inclui aulas teóricas e práticas sobre assistência às emergências neurológicas, cardiovasculares e obstétricas, imobilização, remoção e transporte de paciente vítima de traumas.

As aulas práticas ocorrem na quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29, e serão executadas no pátio da Base do Samu. Segundo o coordenador do Núcleo de Ensino em Urgências (NEU) do Samu, Rosicley Souza, a capacitação tem como objetivo treinar os participantes para que construam as habilidades necessárias para exercer sua função.

“Durante as aulas práticas, vamos realizar simulações realistas de retirada de vítimas presas em um carro, para que os profissionais possam vivenciar a situação e aperfeiçoar a noção que já têm sobre imobilização, remoção e transporte de pacientes graves”, explicou Souza.

Para a enfermeira assistencial de Xapuri, Vanessa Silveira, o curso veio em hora oportuna. “Estou assumindo a Gerência de Enfermagem no Hospital Epaminondas Jácome, e ter esse conhecimento técnico é de suma importância para saber lidar com as situações de urgência e emergência”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter