Profissionais do Huerb são preparados para agir em casos de zika vírus

Devem participar da capacitação cerca de 120 profissionais do Huerb (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Devem participar da capacitação cerca de 120 profissionais do Huerb (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais de saúde do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb) participam durante esta semana de um curso para implantação da unidade sentinela para zika vírus no estado. O ciclo de capacitação se encerra na quinta-feira, 10.

Segundo a gerente de gestão da clínica do Huerb, Domisy Vieira, o objetivo é preparar os profissionais para a detecção precoce do zika vírus e dos cuidados adequados ao paciente que seja diagnosticado com a doença.

“O Huerb e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Segundo Distrito e do Tucumã foram escolhidos como Unidades Sentinelas, ou seja, de referência para zika vírus no estado, por serem unidades que têm pronto atendimento”, explicou Ana Paula Medeiros, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A capacitação é realizada pela Sesacre, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Huerb, e faz parte do Plano de Contingência que o governo do Estado está desenvolvendo para fortalecer as ações de combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.