Saúde

Profissionais do Baixo Acre participam de Workshop de Planificação em Saúde

Durante toda esta sexta-feira, 16, em Rio Branco, profissionais da Atenção Primária e da Atenção Especializada dos municípios que compõe o Baixo Acre participam do Workshop de Planificação em Saúde. Estes servidores estão diretamente ligados ao projeto que busca organizar de forma mais eficiente, o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados, garantindo assim melhorias nos serviços básicos ofertados à população.

O Workshop realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), tem como tema “A integração da Atenção Primária e da Atenção Especializada nas Redes de Atenção à Saúde”.

Os municípios de Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Senador Guiomard serão acompanhados pela equipe do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que aplicarão os conhecimentos específicos, objetivando o desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde e Especializada, como forma de unir projetos que venham contribuir para o fortalecimento da saúde nos territórios.

Evento reuniu profissionais de Saúde da região do Baixo Acre Foto: Assessoria/Sesacre

O projeto vem acontecendo no Brasil inteiro, desde 2011. “O Acre resolveu aderir porque traz um novo conceito de saúde, onde temos soluções para velhos dilemas, como reorganizar os serviços de saúde envolvendo todos os profissionais, desde o vigia até o médico. Fazendo a estruturação e a fomentação das políticas públicas de saúde fortalecendo a rede de atenção como um todo”, ressalta o chefe do Dape, Luiz Carlos Marinho.

Ele explica que a atenção especializada vai estar pronta para receber esses pacientes da baixa complexidade e dar maior resolutividade ao paciente. Realmente economizando tempo, diminuindo filas e até economizando recursos próprios do Ministério da Saúde, da Sesacre, entre outros”, ressalta o chefe

O primeiro workshop de planificação aconteceu no Auditório do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco e contou com a presença de mais de 200 profissionais de saúde do Baixo Acre. A expectativa é que nos próximos meses as demais regionais já tenham passado pelo processo.

PlanificaSus

Busca diminuir filas, ter um acolhimento com classificação de risco e responder às demandas dos usuários – o máximo possível – dentro dos postos de saúde. Reúne ações educacionais voltadas a aprimorar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, por meio de oficinas teóricas e tutorias.