Profissionais de saúde são treinados em atendimento cardiorrespiratório

Os participantes aprendem na prática como agir diante de uma parada cardiorrespiratória (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Os participantes aprendem na prática como agir diante de uma parada cardiorrespiratória (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Com objetivo de qualificar os profissionais que atuam na assistência à saúde, o Grupo de Educação Permanente do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), em parceria com acadêmicos da Liga de Primeiros Socorros e Traumatologia (Projeto Alfa Rio Branco) da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou na manhã deste sábado, 30, um treinamento em parada cardiorrespiratória.

O curso que busca aprimorar a qualidade da assistência e a segurança do paciente será oferecido em duas etapas e deverão ser capacitados cerca de 80 profissionais, tanto do Huerb, quanto das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Mônica Nascimento, enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Huerb, explicou que é importante que os profissionais estejam preparados para agir de forma rápida e eficiente em caso de atendimento a paciente com parada cardiorrespiratória.

“Fazer uma reanimação de forma adequada diminui os riscos de o paciente ficar com sequelas. Esse é o nosso objetivo, melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos serviços e oferecer mais segurança aos pacientes que são atendidos nas unidades do Estado”, ressaltou Mônica.

A enfermeira completou dizendo que a parceria com acadêmicos da Liga de Primeiros Socorros e Traumatologia permite ampliar o número de profissionais capacitados, transformando-os em multiplicadores desse conhecimento.

A metodologia do curso envolve simulações de cenários e o participante terá a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos que teve durante as palestras.