cuidados

Profissionais de saúde são capacitados para utilizar prevenção combinada em pessoas expostas ao HIV

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou, no período de 8 a 14 de dezembro, em Rio Branco, uma capacitação para definir o fluxo da oferta da PEP (profilaxia pós exposição ao HIV) nas unidades de saúde do Estado.

A ação também faz parte da programação do Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), e foi oferecida aos profissionais que atuam no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Policlínica do Tucumã, UPA Franco Silva e UPA Cidade do Povo.

Capacitação em PEP e acolhimento para profissionais do Huerb. Foto: Cedida

De acordo com a chefe do Núcleo de Técnica de Vigilância das IST’s da Sesacre, Suylane Maia, a PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, em casos de exposição ao vírus, como a camisinha sair, romper ou não ter sido utilizada durante a relação sexual, violência sexual e acidentes ocupacionais.

A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, evitando que o vírus se estabeleça no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

“Por se tratar de uma profilaxia de urgência, quanto mais locais que funcionam 24 horas puderem ofertar, maior será a garantia da proteção para aquela situação de risco”, informou Suylane.

Além da capacitação na oferta da PEP os profissionais de saúde também receberam orientações sobre a qualificação do atendimento, acolhimento e aconselhamento, ações importantes para a melhor adesão do paciente ao tratamento. “Com a oferta da profilaxia em tempo oportuno, estaremos protegendo a nossa população de contrair o HIV”, completou Maia.

Capacitação em PEP na Policlínica Tucumã e definição de fluxos para início da oferta. Foto: Cedida

A gerente geral da UPA Franco Silva, Michela Mônica Panier, acredita que a capacitação vai oferecer muitos benefícios para a equipe e melhorar ainda mais a qualidade no serviço.

“Fomos a primeira unidade a implantar e instituir um fluxograma para atendermos a comunidade, no que diz respeito a oferta de antirretrovirais, com o objetivo de reduzir o risco de infeção pelo vírus do HIV. Antes esse público tinha que procurar atendimento apenas no Huerb, hoje a UPA Franco Silva está preparada para ofertar o tratamento adequado pós exposição ao vírus”, declarou Michela.

Para Suylane Maia a ação foi fundamental, pois houve um aumento nas notificações de HIV no estado, sobretudo em pessoas mais jovens, de 15 a 24 anos. “É importante capacitar nossos profissionais de saúde para entender melhor como funciona os métodos de prevenção e tratamento ao HIV, prestando assim um atendimento mais qualificado aos usuários do SUS”, conclui.