Profissionais de saúde em Porto Walter participam de oficina de massagem shantala

 

Participaram da capacitação profissionais em saúde de Porto Walter (Foto: Cedida)

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), em parceria com o gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e o gabinete da primeira dama, Marlúcia Cândida, realizou em Porto Walter a primeira oficina de massagem shantala. A oficina foi realizada na Unidade Básica de Saúde localizada no bairro Portelinha.

Participaram da capacitação médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, que receberam a capacitação desse método por meio do massoterapeuta Bento Marques. “O objetivo da massagem shantala é desenvolver a interação mãe e filho pelo toque, que é capaz de amenizar as tensões, prevenindo possíveis problemas futuros”, destacou.

A capacitação tem o intuito de que esse conhecimento posso ser apresentado a população por meio dos profissionais em saúde.

A shantala é uma técnica milenar, revelada ao Ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer após ver uma mulher, na Índia, sentada na calçada massageando o filho. A prática é comum no país e transmitida de mãe para filha.

Tradicionalmente, a técnica pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida. O método alivia cólicas e insônias, propicia equilíbrio físico e emocional, fortalece o vínculo, causa relaxamento e bem-estar e proporciona um sono mais tranquilo ao bebê.

A oficina de shantala em Porto Walter teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou a Unidade Básica de Saúde para a capacitação e atuou na mobilização dos profissionais.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter