em São Paulo

Profissionais de saúde do Acre participam de qualificação no Hospital Albert Einstein

Por Carina Menezes

A segunda, 14, e a terça-feira, 15, foram de muito aprendizado para quatro médicos e dois enfermeiros que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Eles participaram de uma qualificação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em urgência e emergência, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Foto: cedida

O curso foi articulado pelo governo do Acre, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e tem como objetivo qualificar médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam nos serviços da Rede de Atenção às Urgências do SUS em temas pertinentes ao atendimento de urgências e emergências do adulto, com foco na segurança do paciente e nas melhores práticas e condutas estabelecidas.

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Marília Carvalho, com o treinamento os profissionais tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em protocolos de atendimento de urgência e emergência e vivenciar na prática situações reais por meio de simulação realística.

“Esses profissionais recebem informações práticas voltadas para as situações do dia a dia nessas unidades de saúde que são porta de entrada nos atendimentos de urgência e emergência, promovendo o fortalecimento da Rede de Urgência do Estado, uma vez que, aqueles que recebem o treinamento se tornam multiplicadores dentro de suas equipes”, destaca.

Ainda de acordo com Marília, a simulação realística é uma metodologia de treinamento inovadora que, por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente participativo e de interatividade. O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital virtual e favorecem treinamentos práticos.

O curso foi realizado em dois momentos para aprendizado. O primeiro de forma virtual, em uma plataforma online, e o segundo foi presencial, nesta terça-feira, 15, no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein.

Essa não é a primeira equipe do Acre que participa da capacitação, realizada desde 2021. Cerca de 30 profissionais de diferentes municípios do estado já receberam o treinamento.