Ciências da religião

Profissionais da Educação debatem o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), promoveu nesta segunda-feira, 18, a palestra Religião na Escola, com o conferencista Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, consultor e orientador em educação e religião.

Estiveram presentes na palestra: o secretário municipal de educação e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC), Moisés Diniz; a presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre, Iriscélia Cabanellas Zannini; o coordenador do Instituto Ecumênico de Fé e Política, Manoel Pacífico da Costa; e o coordenador do curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Religião da Ufac, Enock da Silva Pessoa.

O público alvo da palestra foram os gestores das escolas e profissionais da área de ensino religioso dos anos inicias e finais do ensino fundamental, bem como os assessores pedagógicos da SEE.

Palestra Religião na Escola, com o conferencista Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

O objetivo principal da palestra foi promover a discussão do ensino religioso na escola, assim como sua forma de apresentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O secretário de educação Mauro Sérgio Cruz apresentou o palestrante como uma referência no ensino religioso no país e uma importante contribuição para a construção do currículo nos moldes da BNCC.

“Vamos tirar muitas coisas boas para que possamos construir um currículo, sobretudo do ensino fundamental I e II, dando um destaque para essa importante disciplina. Estamos conversando com o Instituto Ecumênico para que possamos fazer uma reflexão e darmos para a disciplina do ensino religioso uma presença digna, com um fundamento assim como todas as disciplinas possuem, de uma epistemologia que possa, de certo modo, favorecer boas reflexões e um aprofundamento de temas relevantes”, destacou.

A palestra discorreu sobre o desenvolvimento do ensino religioso na escola ao longo da história do Brasil, pelas etapas que assumiu nos variados períodos de sua configuração, até a recente presença na BNCC, como área do conhecimento e disciplina regular no ensino fundamental, e sua aplicação em sala de aula, com fundamento nas ciências da religião.

A palestra promoveu a discussão do ensino religioso na escola. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

“Eu trouxe para essa palestra uma conversa para tentarmos entender esta confusão chamada ensino religioso, pois não é uma coisa simples, ela perpassa a cultura brasileira e latino-americana”, pontuou o Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira.

Os assessores pedagógicos da SEE terão um momento com o palestrante na terça-feira, 19, pela manhã, para discutirem o mesmo tema e tirarem informações que possam contribuir na construção do currículo.

“A gente se sente bem em poder fazer esse debate com um grande especialista, com o olhar voltado não somente para uma religião específica como a católica, a evangélica, a matriz africana, a indígena ou nossas religiões locais. Fazer esse debate aberto, amplo, sobre o transcendente, sobre a espiritualidade, está dentro da gente, eu acredito. E é esse debate de espiritualidade que devemos fazer nas nossas escolas para as nossas crianças, que ainda estão com suas sinapses em formação”, declarou o secretário municipal de educação, Moisés Diniz.

Secretário de educação fala sobre a oferta de curso de licenciatura em ensino religioso para professores. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

O secretário de educação Mauro Cruz, durante sua fala, aproveitou para anunciar que a SEE está fechando parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, para promover no ano de 2020, curso de licenciatura em ensino religioso, gratuitamente, para os professores que trabalham com o ensino fundamental I e II da rede estadual, e também estabelecer parceria com as prefeituras, estendendo aos professores municipais de todo o estado.