linha de frente

Profissionais da atenção básica são capacitados em pré-natal e puerpério

Qualificação em pré-natal e puerpério (período pós-parto) para os profissionais da atenção básica das regionais Alto e Baixo Acre é prioridade do governo do Estado, por meio do Núcleo de Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), pois o atendimento de qualidade nesses períodos tão importantes previne doenças e salva vidas.

Profissionais da atenção básica de saúde participam de capacitação, no auditório do Sebrae, sobre período pré-natal e pós-parto. Foto: cedida

Nesse sentido, o Departamento de Atenção Primária em Saúde da Mulher,  do núcleo que trata esse segmento, promove, no auditório do Sebrae, no período de 7 a 9 de junho, a capacitação para os profissionais da atenção primária à saúde da mulher nos municípios, pois são eles que trabalham na linha de frente, com atendimento às gestantes, bem como no período pós-parto.

O público-alvo estimado é cerca de 80 profissionais, pois a regional de Saúde do Baixo e Alto Acre inclui tanto os municípios mais próximos, como Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido, Capixaba, como os mais distantes como Santa Rosa e Jordão.

Os profissionais que atuam na linha de frente da atenção básica à saúde desempenham importante papel na prevenção de doenças em gestantes e no pós-parto. Foto: cedida

A capacitação tem como objetivo atualizar e fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, na qualificação e humanização do pré-natal, garantindo os direitos do parto e nascimento com segurança e dignidade.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher, enfermeira Izabela Araújo, a assistência adequada no pré-natal, com detecção e intervenção precoce das situações de risco, bem como a assistência ao puerpério, são determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê, com potencial de diminuir as principais causas de morbimortalidade materna e neonatal.

A coordenadora do Núcleo de Saúde da Mulher defendeu a importância de ações que assegurem um parto e pós-parto com dignidade. Foto: cedida

“O curso visa a qualificação dos profissionais de saúde para a realização de um atendimento humanizado, integral, assegurando o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto e pós-parto seguro e tranquilo”, defendeu Izabela Araújo.