Professores participam de atividades do programa Mente, Corpo e Voz

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Planejamento e Departamento de Formação e Assistência Educacional, lançou para os professores do Colégio Estadual Barão de Rio Branco (CEBRB), na manhã da última quinta-feira, 12, o projeto piloto “Mente, Corpo e Voz”.

Sendo uma iniciativa do governo do Estado para o eixo da educação, o projeto é realizado em parceria com o Centro Universitário Uninorte, e proporciona ações e serviços voltados para o cuidado e atenção da saúde dos educadores da rede estadual de ensino. Dentre as ações oferecidas aos educadores está o atendimento pela equipe multidisciplinar de profissionais formados por fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos.

Os educadores participam do programa realizando atividades práticas. Foto: Jorge William/SEE

De acordo com a professora Mirtes Ribeiro, uma das colaboradoras do programa, a ação tem como premissa o cuidado e prevenção ao professor, tanto cuidados com o corpo e a voz, quanto do psicológico, além de promover um ensino aprendizagem nas áreas trabalhadas. “Nós buscamos primeiramente criar um vínculo com o professor para saber quais as questões que devem ser melhor trabalhadas com eles; em seguida nós desenvolvemos atividades práticas, nas quais eles exercitam a mente e o corpo”, destaca a colaboradora.

“O objetivo do projeto é trabalhar a prevenção e a promoção à saúde do professor. Sendo assim, na área da fonoaudiologia, nós buscamos contribuir com a voz do professor, o qual a utiliza como ferramenta de trabalho para se comunicar. Com isso, sempre ocorrem queixas de uso excessivo da voz, no entanto, nós visamos orientar ao educador por meio de atividades práticas os cuidados com a saúde vocal,” comenta a fonoaudióloga, Gisele Morais.

As ações tem o intuito de prevenção e cuidado a saúde dos educadores. Foto: Jorge William/SEE

O projeto, em sua fase piloto, atendeu ao todo três escolas, desde sua inserção no eixo da educação em 2019. Iniciou-se na escola Estadual Francisco Salgado Filho no ensino fundamental 1, na escola Marilda Gouveia no ensino fundamental 2 e finalizou o ano letivo com o CEBRB. Com isso, um dos objetivos para 2020 é a ampliação do projeto para atender os educadores de todo o estado, tanto na área rural, quando na área urbana.

“É muito gratificante poder participar dessas ações pois, por meio delas, nós temos como retorno os educadores mais saudáveis e felizes dentro e fora da sala de aula. Dessa forma, umas das atividades que nós trabalhamos com os educadores é a fisioterapia, na qual almeja reeducar o professor sobre quais cuidados ele deve tomar com sua postura”, pontua Tainá Braga, Fisioterapeuta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter