Professores do Juruá são capacitados para atuar no combate ao uso de drogas

O Jogos Elos é comprovadamente eficaz na redução do uso e abuso de álcool e drogas (Foto: Cedida)
Jogos Elos é comprovadamente eficaz na redução do uso e abuso de álcool e drogas (Foto: Cedida)

Teve início na terça-feira, 12, no núcleo da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) de Cruzeiro do Sul, a formação no Programa Jogos Elos para 31 professores, coordenadores pedagógicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde de quatro escolas de ensino fundamental do município.

O Jogos Elos é parte de um conjunto de programas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas na família, escola e comunidade, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A capacitação se encerra nesta quarta-feira, 13.

De acordo com a gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nauas, Ana Cristina Sales, o programa é desenvolvido de forma lúdica, incentivando os participantes a seguir regras de convivência acordadas coletivamente entre turma e professor.

“Por meio do incentivo à interação social, os professores trabalham a prevenção ao uso dessas substâncias, buscando assim diminuir os fatores de risco para as crianças na faixa etária de 6 a 10 anos”, explicou Ana Cristina.

Criado e testado por pesquisadores dos Estados Unidos na década de 60, o Jogos Elos é comprovadamente eficaz na redução do uso e abuso de substâncias como álcool e outras drogas. Estudos do American Institute of Research demonstram que os participantes do programa têm 100% menos chance de fumar regularmente, 65% menos chance de usarem drogas ilícitas e 35% de fazer uso abusivo de álcool, além de 52% de desenvolver transtornos de personalidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest