Professores atuarão na prevenção do uso de drogas entre adolescentes

Professores de oito escolas de Rio Branco receberão a capacitação (Foto: Arquivo Secom)
Professores de oito escolas de Rio Branco receberão a capacitação (Foto: Arquivo Secom)

Professores, coordenadores pedagógicos de escolas e técnicos da área de saúde que trabalham nas unidades dos bairros onde se localizam oito escolas de regiões consideradas de alta vulnerabilidade social participam, nesta segunda e terça-feira, 17 e 18, de um curso de formação para prevenção ao uso de álcool e drogas ilícitas. O curso será na sede do Instituto Federal do Acre (Ifac), no bairro Xavier Maia, em Rio Branco.

Além de Rio Branco, a formação será realizada em Cruzeiro do Sul, nos dias 19 e 20, para professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da saúde de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

A formação faz parte do programa #Tamojunto, que visa a prevenção ao uso do álcool, cigarro, crack e outras drogas entre adolescentes de 12 e 13 anos. A programação do curso prevê aulas e oficinas para pais e responsáveis.

“Do ponto de vista prático, a metodologia enfatiza o caráter interativo, ou seja, estimula constantemente a troca de experiências entre os estudantes e a construção horizontal e vivencial do conhecimento, por meio de atividades lúdicas, integrando elementos de estilo de vida dos adolescentes e o trabalho com crenças normativas”, explica Kariny Costa, da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A formação será conduzida pela consultora do Ministério da Saúde (MS), Rebeca Chabar Kapitansky, mestranda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio de técnicos locais da Saúde e da Educação.

#Tamojunto

O #Tamojunto é um programa da Coordenação de Saúde Mental do MS, em parceria com os Estados. Em 2014, o programa foi executado como piloto em quatro escolas de Rio Branco – Berta Vieira, Edilson Façanha, Serafim Salgado e Antônia Fernandes – e em três de Cruzeiro do Sul.

Para o ano de 2015, o programa será desenvolvido, em Rio Branco, nas escolas Antônia Fernandes (bairro Santa Inês), Professora Berta Vieira (São Francisco), Clínio Brandão (Floresta), Edilson Façanha (Calafate), Lindaura Martins Leitão (Chico Mendes), Marina Vicente  (Boa União), Paulo Freire (Belo Jardim II) e Serafim da Silva Salgado (Aeroporto Velho).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter