Produtores podem renegociar dívidas do Pronaf com descontos de até 80%

O Banco Central publicou, no final de 2013, resoluções que prorrogam os prazos de renegociação (Foto: Arquivo Secom)
Banco Central publicou, no fim de 2013, resoluções que prorrogam os prazos de renegociação (Foto: Arquivo Secom)

Os agricultores familiares inseridos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assentados da Reforma Agrária do Estado têm até 30 de junho deste ano para aderir a renegociação de suas dívidas junto as agências financeiras. Os inadimplentes poderão solicitar a adesão de seus financiamentos.

O Banco Central publicou no final do ano de 2013 as resoluções de números 4.298 e 4.299, prorrogando os prazos de renegociação. As Resoluções permitem o desconto ou rebate para liquidar as operações de crédito, custeio e investimento das linhas do Programa Nacional de Crédito Fundiário e da Reforma Agrária, ligado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Podem incluir nessas adesões os agricultores do Pronaf B, Pronaf Florestal, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher, além dos demais assentados e agricultores que se enquadram ao Programa.

“Os agricultores que aderirem as renegociações serão beneficiados”, disse Eliana Mara (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
“Os agricultores que aderirem as renegociações serão beneficiados”, disse Eliana Mara (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo a gerente do setor de Crédito Solidário da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Eliana Mara, os agricultores que aderirem as renegociações serão beneficiados. “A grande vantagem é que os inadimplentes podem conseguir de 45 até 80% de desconto, facilitando, assim, a quitação das dívidas”, informou.

Vale destacar que os inadimplentes devem procurar as agências financeiras Banco do Brasil ou Banco da Amazônia, nas localidades onde foram realizadas as contratações das operações de crédito de custeio e investimento. O prazo para liquidar a dívida é até 31 de dezembro de 2014.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter