Produtores de Tarauacá exportam 27 toneladas de banana para o Mato Grosso

Impulsionados pelo governo do Estado, os produtores agrícolas de Tarauacá estão apostando na cadeia produtiva da banana. Durante o feriado, exportaram 15 toneladas da fruta para Cuiabá, totalizando 27 toneladas de banana comercializadas para o Mato Grosso. Outras 12 haviam sido vendidas anteriormente.

O trabalho de assistência aos agricultores é prestado pela Secretaria de Estado Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que já cadastrou e acompanha 50 famílias na região. A instituição visa dobrar o número de cadastros, com o intuito de incentivar a cadeia produtiva da banana, abrir mercado e amplia a renda dos produtores taraucaenses.

A Seaprof auxilia em todo o processo produtivo (Foto: Aquivo Secom)

“Auxiliamos em todo o processo, desde a plantação, embalagem dos produtos e exportação. O mesmo queremos fazer com a cadeia produtiva da mandioca, também em abundância em nossa região”, explica o gerente da Seaprof em Tarauacá, Narcelio Bayma.

Com uma produtividade alta da fruta, a proposta é que as exportações para o Centro-Oeste do país ocorram três vezes ao mês. São comercializadas bananas cumpridas, prata e maçã. A produção acreana já atende o mercado interno e abastece grandes centros brasileiros.

Fruticultura

Compreendendo o potencial socioeconômico e ambiental, o governo do Acre executa no estado o Programa de Fruticultura, que vai agregar R$28,8 milhões em investimentos. A iniciativa é gerida pela Seaprof.

Além de distribuir as mudas de frutíferas aos produtores, o governo vai instalar sistemas de irrigação nas propriedades contempladas. Com um mercado interno promissor, as frutas serão beneficiadas nas agroindústrias fomentadas pelo Estado, ampliando a renda dos beneficiários.

“A proposta de investir no plantio de frutíferas visa assegurar uma produção continua o ano inteiro, gerando emprego e renda para os agricultores familiares e melhoria das qualidade de vida”, salienta o secretário de Estado de Produção, João Thaumaturgo Neto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter