Modernização

Procuradoria-Geral do Acre implementa novo sistema de operação

O governo do Acre, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), realizou na tarde desta terça-feira, 28, a assinatura de contrato com uma empresa que implementará um sistema de procuradoria digital, proporcionando dinamismo ao trabalho executado.

A Attornatus implantará a ferramenta, visando simplificar as operações de maneira segura e transparente, de modo integrado aos tribunais de justiça, Receita Federal e demais órgãos administrativos, além de contar com o auxílio de um sistema de inteligência artificial, o IBM Watson, que facilita a atuação, automatizando ações repetitivas.

A assinatura do contrato foi realizada na tarde desta terça-feira. Foto: Neto Lucena/Secom

Após entendimento do fluxo de trabalho, treinamentos e migração de conteúdo, é previsto o pleno funcionamento para o mês de setembro, com a PGE utilizando o instrumental de maneira integral e com suas tecnologias atualizadas.

O sistema é integrado com tecnologias mundialmente consagradas, como o Office 365, Java, Amazon Web Services e outras. Foto: Neto Lucena/Secom

O procurador-geral do Estado, Marcos Motta, conta que a escolha do sistema foi definida após uma pesquisa sobre o que havia disponível no mercado: “Compreendendo a melhor realidade para o funcionamento no Acre, fizemos esse investimento para o Estado como um todo. A partir disso, vamos otimizar a atuação dos servidores e atender nossas expectativas e necessidades”. 

Procurador-geral Marcos Motta: “Investimento para o Estado como um todo”. Foto: Neto Lucena/Secom

Na ocasião, o diretor da Attornatus, Ésio Cunha, apresentou o novo sistema e explicou: “Trata-se de um aparato estável que irá automatizar e dar espaço para maior produtividade. Ele pode ser operado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, por meio de navegadores como o Google Chrome”.

“A modernização era uma reivindicação de muitos profissionais. Este momento significa uma disruptura, em que lidamos com a tecnologia de maneira transversal e nos permitimos evoluir com a advocacia do futuro”, avaliou Andrey Hollanda, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Acre (Apeac).