Procon intensifica fiscalização no comércio durante o carnaval com a operação Folia

O governo do Acre, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), iniciou nesta quarta-feira, 19, a Operação Folia, com o objetivo de assegurar os direitos dos consumidores no Carnaval. A ação, que é realizada em todo o estado, visa fiscalizar o comércio e os serviços relacionados às festividades, prevenindo abusos e orientando comerciantes e foliões.

Agente fiscal realiza vistoria em loja de artigos carnavalescos, para garantir correta precificação dos produtos e respeito aos direitos do consumidor. Foto: Emely Azevedo/Procon

De caráter preventivo, a operação busca harmonizar as relações de consumo entre fornecedores e clientes. Durante a fiscalização, a equipe do Procon percorre estabelecimentos como bares, restaurantes, lojas de fantasia e eventos, verificando se estão em conformidade com a legislação de defesa do consumidor.

Entre os pontos observados estão a presença acessível do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as formas de pagamento, a precificação adequada de produtos, as políticas de troca, a qualidade dos produtos e serviços e a disponibilização de informações claras ao consumidor. Além disso, a equipe de Educação para o Consumo participa da ação, distribuindo o CDC aos comerciantes.

Rita da Penha Pejon. Foto: Emely Azevedo/Procon

“Gosto de trabalhar de maneira correta, seguindo as diretrizes. Isso facilita nosso trabalho e melhora o atendimento. Independentemente do movimento, como no carnaval, há um código que devemos respeitar”, afirmou a lojista, Rita de Penha Pejon.

Fiscalização em lojas garante que preços estejam visíveis e de acordo com a legislação, para proteger o consumidor. Foto: Emely Azevedo/Procon

“Nosso objetivo não é punir, mas orientar os fornecedores sobre as boas práticas comerciais. É fundamental que comerciantes e consumidores conheçam seus direitos e deveres, para evitar conflitos e garantir uma relação de consumo justa e segura durante o Carnaval”, destacou o chefe de Fiscalização do Procon, John Lynneker Rodrigues.

Para garantir uma folia segura e sem imprevistos, o Procon/AC orienta:

  • Exija sempre a nota fiscal nas suas compras, pois o documento é fundamental para eventuais trocas e reclamações;
  • Verifique a qualidade dos produtos adquiridos, especialmente alimentos e bebidas;
  • Compre ingressos apenas em sites confiáveis e verifique se o site possui canais de atendimento ao consumidor;
  • Ao usar o cartão durante a folia, confira sempre o valor na maquininha antes de confirmar a transação;
  • Fique atento à cobrança de taxas adicionais nas maquininhas e exija transparência nas informações.

O Procon/AC reforça a importância de guardar notas fiscais e comprovantes de compra, além de verificar as condições e regras dos produtos e serviços adquiridos. A Operação Folia segue até o fim do Carnaval, reafirmando o compromisso do governo do Acre com a defesa dos direitos do consumidor.

Após o período carnavalesco, o consumidor pode buscar orientação e suporte nas unidades de atendimento presencial do Procon localizadas em Tarauacá e Sena Madureira e nas OCAs de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Também é possível utilizar os canais oficiais: Disque-Denúncia 151, WhatsApp (68) 3223-7000, e-mail procon.acre@ac.gov.br ou a plataforma online Consumidor.gov 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress