Covid-19

Procon fiscaliza preços de itens de higiene e proteção em Rio Branco

Com a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus no Acre, a corrida às compras de materiais de higiene e proteção, como álcool em gel e máscaras, passou a ocorrer em um ritmo frenético.

Embora a preocupação com as medidas de prevenção à Covid-19 seja algo positiva, o aumento na demanda pelos produtos de proteção pode originar alguns problemas nas relações de consumo, como aumentos injustificados e abusividade nos preços de tais itens.

Equipes do Procon estão indo aos locais para orientar e fiscalizar Foto: Assessoria Procon

Visando resguardar os direitos do consumidor, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) intensificou a fiscalização nos estabelecimentos que comercializam álcool em gel e máscaras.

Dentre as novas medidas adotadas pelo órgão, destaca-se a redução do prazo para que as empresas apresentem as notas fiscais que comprovem o preço de compra dos produtos e o de venda ao consumidor nos últimos meses, uma vez que a principal alegação dos comerciantes é que a subida dos preços é consequência do aumento praticado pelos seus distribuidores.

O Procon/AC pede aos consumidores que, como sujeitos de direitos que são, denunciem quaisquer possíveis sinais de irregularidades ou abusividade nas relações de consumo. As denúncias podem ser realizadas pelos seguintes números: 151 e (68) 3223-7000.