diálogo

Pró-Saúde: Projeto só será enviado à Aleac após análise das propostas pelo MPAC e MPT

Governador Gladson Cameli e o secretário Alysson Bestene buscam o diálogo com os sindicatos e as instituições públicas

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, afirmou nesta quarta-feira, 11, que o projeto que cria o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) só será enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e os Ministérios Públicos Estadual (MPAC) e do Trabalho (MPT) avaliarem as propostas de mudanças. Os representantes desses órgãos já se reuniram para analisarem juridicamente as alterações.

Por isso, segundo Bestene, o rito pode levar a criação do Igesac para o início do ano legislativo da Aleac, em 2020. “Se ainda não for possível a avaliação e a aprovação pela Aleac ainda este ano, vamos enviar o projeto somente no início da próxima legislatura”, explica o secretário de Saúde.

Secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, em participação recente em programa de rádio na Aldeia FM: “Governo está aberto ao diálogo e espera avaliação de órgãos competentes” Foto: Junior Aguiar/Secom

“Nós sempre defendemos o diálogo, e vamos continuar agindo assim, com o governador Gladson Cameli sempre aberto para dialogar com todos os sindicatos. Portanto, vamos buscar um consenso, porque o que precisamos é pensar no melhor para os servidores do Pró-Saúde e para nossa população”, completou Alysson Bestene.

O titular da pasta da Saúde destacou que em momento algum foram feitas imposições por parte do governo do estado. “Prova disso é que convidamos os sindicatos para conversar. Esse projeto não deu entrada na Aleac porque estamos dialogando com o Ministério Público Estadual, com o Ministério Público do Trabalho e com os sindicatos. O governador Gladson Cameli quer resolver a situação dos trabalhadores e melhorar o atendimento oferecido à nossa população, e, tenho certeza que com humildade e diálogo vamos vencer os obstáculos e oferecer uma Saúde melhor para as famílias acreanas”, pontuou.

A pedido do governador Gladson Cameli, representantes da Procuradoria Geral do Estado, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e da Secretaria de Saúde se reuniram para analisar as mudanças.

Assim, o envio da matéria para a Aleac fica condicionado a análise jurídica das propostas e na busca de um consenso com os sindicatos.