Primeiro simulado para o Enem é realizado na Escola Lindaura Leitão

A Escola Lindaura Martins Leitão, localizada no bairro Chico Mendes, em Rio Branco, realizou esta semana o primeiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com cerca de cem alunos do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram dois dias de provas.

Alunos fizeram questão de participar do simulado (Foto: Stalin Melo)
Alunos fizeram questão de participar do simulado (Foto: Stalin Melo)

No primeiro dia, os alunos responderam questões de História, Geografia, Sociologia, Biologia, Química e Filosofia. Já no segundo, as avaliações foram de Matemática, Física e Português, além da Redação.

O professor Márcio Oliveira Ribeiro, coordenador de ensino, explicou que nos próximos anos a escola pretende realizar outros simulados e que a experiência com os alunos tem sido muito positiva. “Eles receberam muito bem a proposta do simulado do Enem”, disse.

A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). As questões foram apenas adaptadas para a realidade dos alunos. “Para a elaboração das questões, utilizamos as ferramentas disponibilizadas pela secretaria”, destacou o professor.

O gestor da escola, professor Antônio Reis, ressaltou que, como se trata de uma comunidade carente e os alunos não têm oportunidade de estudar, o simulado propicia uma oportunidade. “É uma experiência para quando eles forem submeter-se à prova de verdade, em novembro”, disse.

Áquila Mizael, do terceiro ano, destacou que, além de ajudar na preparação para o exame, o simulado ajuda a reduzir a ansiedade, comum na hora de fazer a prova.