Primeiro encontro de criadores de abelhas do Acre será na Expoacre

Cerca de 600 produtores rurais de todos os municípios discutem a produção do mel no estado durante a Expoacre (Foto: Leônidas Badaró)
Cerca de 600 produtores rurais de todos os municípios discutem a produção do mel no estado durante a Expoacre (Foto: Leônidas Badaró)

A Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) vai aproveitar o período de Expoacre para realizar o primeiro encontro de criadores de abelhas do estado.

A estimativa é de que cerca de 600 produtores rurais de todos os municípios acreanos participem da atividade, que começa neste sábado, 23.

O encontro tem como objetivo otimizar a troca de experiências vivenciadas por indígenas, ribeirinhos, extrativistas e agricultores familiares, repensando antigas práticas, conceitos e avaliações das atividades que estão sendo desenvolvidas.

“As distâncias que separam os criadores são muito grandes no Acre. Por isso essa troca de experiências é extremamente importante para atividade de criação de abelhas. É um momento em que todos podem aprender e ensinar juntos”, afirma Edna Costa, coordenadora da cadeia produtiva do mel na Seaprof e organizadora do evento.

Outro ponto de destaque é que o evento vai discutir tanto a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) quanto a apicultura (abelhas que têm ferrão). “Vamos ter a parte prática e a teórica, para que os criadores possam tirar todas as dúvidas sobre a criação de abelhas”, acrescenta Edna.

A abertura do 1º Encontro de Criadores de Abelhas do Acre será às 9 horas deste sábado. A programação, que se encerra na segunda-feira, 25, vai contar com palestras sobre comercialização, questão ambiental, boas práticas de colheita, multiplicação de enxame e a parte prática, durante um dia de campo.

Toda a programação será realizada no espaço conhecido como Fazendinha, dentro do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter