Primeiras casas do PNHR serão entregues na próxima semana

Saiu das projeções e se tornou realidade, 167 casas serão entregues em terras indígenas (Foto: Ludmilla Santos/Sehab)
Saiu das projeções e se tornou realidade, 167 casas serão entregues em terras indígenas (Foto: Ludmilla Santos/Sehab)

O sonho se realizou. Tudo começou em um encontro, no qual as comunidades das Terras Indígenas Campinas/Katukina, em Cruzeiro do Sul, e Colônia 27, em Tarauacá, escolheram, junto à equipe técnica da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), a tipologia das casas que seriam construídas por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Daí em diante, não foram medidos esforços para que o projeto saísse do papel e se transformasse em realidade.

Na Terra Indígena (TI) Campinas/Katukina, seis aldeias foram contempladas com o projeto – Kamanawa, Wainawa, Varinawa, Samaúma, Masheya e Bananeira –, 127 famílias realizaram o sonho da casa própria, uma casa moderna e confortável. Em Tarauacá, mais 40 unidades habitacionais, na aldeia Pinuya, serão repassadas aos beneficiários.

Construídas em forma de mutirão pelos próprios moradores, em parceria com os trabalhadores das empresas contratadas e com a devida fiscalização do governo do Estado, as casas serão entregues às famílias no próximo dia 5 de fevereiro na Aldeia Kamanawa na TI Campinas/Katukina.

A TI Colônia 27 está localizada a 6 km do centro urbano de Tarauacá e a TI Campinas/Katukina, distante 55 km de Cruzeiro do Sul, tem seu território cortado pela BR-364 em 18 km.