“Primeiramente, é preciso amar o que faz”, afirma agricultor de sucesso em Mâncio Lima

Com um plantio variado, José da Silva, ou simplesmente Zé do Ovo, constrói com sua família a prosperidade em sua terra, buscando a cada dia melhorar sua renda e qualidade de vida. A palavra importante para seu modelo agrícola é a diversificação, que tem garantido anos de muito trabalho e bons frutos.

Na colônia de 30 hectares chamada Pé da Terra, em Mâncio Lima, José começou seu trabalho com plantio de tomate, em uma época em que a verdura custava muito caro devido ao isolamento, por falta da rodovia BR-364. Sergipano, morou em Rondônia, até decidir ir para a região do Juruá há 17 anos, ao ouvir rumores de oportunidade.

“Eu cheguei aqui por causa das informações, pois o povo falava que não produzia nada. Eu vim mostrar que produz. É fácil a pessoa olhar e dizer que não dá, mas não existe terra improdutiva, tudo a terra produz”, relata. Após os anos de trabalho em sua propriedade, ele está comprovando que com organização e conhecimento, é sim possível alcançar bons resultados e um bem estar com sua família.

José recebeu apoio do governo do Estado por meio de equipamento para mecanização e atualmente faz parte do projeto de plantio de frutíferas, com isso ainda este ano terá diversas mudas de açaí em sua propriedade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Eu trabalho hoje com mamão, pimenta de cheiro, maracujá, laranja, limão, frango, suíno, pepino, melancia, eu acho que tem mais coisa, mas não estou lembrando. Vou ampliar o mamão para atender aqui no Juruá e em Rio Branco. Para eu atender o que eu quero, preciso de pelo menos 10 mil pés”, explica o destemido senhor, andando por entre sua plantação, apontando a terra, toda irrigada e bem limpa.

A irrigação é um dos fatos que contribuem para a boa produtividade. Mas José acredita que precisa ter algo a mais: “Primeiramente, é preciso amar o que faz e investir em tecnologia certa. Tem que ter conhecimento, ser sábio, porque o que começa errado, dá errado”. Com isso em mente, o produtor vai ampliando seus trabalhos, além de vender diversas mercadorias como milho, ovo na região, ele agora irá entregar 66 toneladas de frango para a merenda escolar.

José tem na diversificação um fator importante para conseguir ter uma produção estável e por vezes abundante. Ele explica o porquê: “Porque, tanto em problema, como em mercado e preço. Por exemplo, vem uma época com mais oferta do que procura, você vai vender barato ou às vezes nem vale a pena colher, porque o preço não paga o trabalho, como é o caso da pimenta. Nesse caso, você deixa a pimenta e colhe o mamão. Mas agora está tudo bom de preço, aí é só alegria, faz o dinheiro nos dois. Se você só tem a pimenta, na hora que ela não dá preço, você está na lona, cai n’água. Tem que diversificar, quando um não dá, o outro dá”.

José recebeu apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Familiar e Extensão Florestal (Separof), equipamento para mecanização e atualmente faz parte do projeto de plantio de frutíferas, com isso ainda este ano terá diversas mudas de açaí em sua propriedade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter