Primeira turma de Técnicos Agroflorestais – Pronera é formada no Acre

Parceria entre Governo do Estado e Incra garante formação profissional para moradores de projetos de assentamento

O Governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, em parceria com o INCRA, realizou na tarde da última sexta-feira, 28, no Centro Cultural de Brasileia, a formatura da primeira turma do Curso Técnico Agroflorestal do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera.

O Pronera tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Atua como instrumento de democratização do conhecimento no campo, ao propor e apoiar projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Segundo o Diretor Presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, "é extraordinário vivenciar um momento tão importante na vida desses jovens, que tiveram a oportunidade de concluir um curso de qualidade, que é referência no mercado de trabalho. Hoje, os novos técnicos têm uma profissão: trabalhar em prol de sua comunidade visando o desenvolvimento local, isso é de uma grandiosidade que não dar para mensurar", afirma.

O curso beneficiou jovens de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil. No evento, a prefeita de Brasileia Leila Galvão agradeceu a parceria do IDM na promoção de políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida de pessoas menos favorecidas economicamente.

É através da Escola da Floresta que o Instituto realiza o Projeto de Educação Profissional para a Reforma Agrária no Acre, tendo como objetivo criar condições para o desenvolvimento sustentável por meio da profissionalização de assentados em curso Técnico Agroflorestal, associada à execução de políticas de extensão agroflorestal e produção familiar.

O educando Antonio Castro dos Santos elogiou a iniciativa. "Quero agradecer ao governo federal acreditou e fomentou esse sonho; ao governo do Estado que, por meio do Instituto Dom Moacyr, proporcionou uma formação. Hoje falamos com orgulho: temos uma profissão, somos técnicos agroflorestais".

Participaram ainda do evento, os prefeitos de Epitaciolândia José Ronaldo e Ubiraci Vasconcelos de Xapuri, o superintendente do INCRA Carlos Augusto Cardoso Paz, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia Rosildo Rodrigues, dentre outras autoridades.