Em Rio Branco

Primeira pista de atletismo de alto rendimento é inaugurada na Ufac

O governador Gladson Cameli prestigiou na manhã desta sexta-feira, 29, a solenidade de entrega da primeira pista de atletismo de alto rendimento do estado, inaugurada na sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). Participaram da inauguração os deputados estaduais Nicolau Júnior, Daniel Zen, Antônia Sales e, os deputados federais Jéssica Sales, Manoel Marcos e Alan Rick e os senadores Mailza Gomes de Sérgio Petecão, além de representantes da comunidade acadêmica e das federações do esporte.

Durante o ato o governador falou da importância da educação e do esporte na criação de oportunidades. “A Ufac desenvolve um trabalho magnífico, e a implantação desse espaço mostra o compromisso que a instituição tem com a comunidade. Vamos aumentar cada vez mais as parcerias do governo com a Ufac, aproveitar a estrutura que já existe para atender mais gente”.

A pista de atletismo de alto rendimento João Nascimento Pinheiro segue o padrão internacional e faz parte do Complexo Esportivo do campus-sede. Todo o Complexo possui 6,3 metros quadrados, com espaço para modalidades esportivas como corrida, salto com vara, salto triplo e extensão, lançamento de peso e de dardo e salto em altura.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, lembrou que esta é a primeira fase do projeto que inclui ainda a construção de vestiário e arquibancada. O espaço atende aos padrões estabelecidos internacionalmente para a prática do esporte, respeitando as marcações oficiais recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo.

“A inauguração da pista é um marco para o estado na área do esporte e no âmbito da educação no seu sentido integral. Os acreanos passarão a praticar o atletismo em uma pista de padrão internacional. No campo da educação esportiva será uma referência para jovens da comunidade e como laboratório para nossos alunos. Muda a lógica do atletismo acreano desde o treinamento até competições internacionais”.

“O ato de hoje tem um significado exemplar, uma pista como esta, representa inclusão, superação, o crescimento e a oportunidade para pessoas de todas as origens mostrarem seu talento. O esporte é ocupador de espaços contra a violência”, destacou a secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais Ana Amélia Lemos.

(Foto: Pedro Devani/Secom)

O investimento para a construção da pista é fruto de um convênio da instituição com o Ministério do Esporte, que garantiu o montante de R$ 11 milhões. O espaço será utilizado para o ensino de atletismo pelo Curso de Educação Física, em competições e em projetos de extensão e ainda pela comunidade em geral.

A finalização do espaço está sendo comemorada também pelas pessoas que trabalham com atletismo. “A construção dessa pista é um divisor de águas. O atletismo acreano passa por momento de transformação e de superação. A utilização efetiva da pista irá nos ajudar a descobrir novos talentos e revelar grandes atletas”, disse o presidente da Federação de Atletismo do Acre João Gomes Jácome.

Já o atleta Ailson Feitosa completou dizendo que o esporte fomenta a inclusão social e faz a comunidade acreditar que em um futuro próximo o Acre possa ser reconhecido pelos seus talentos em competições nacionais.